Não é verdade que Janja declarou ser satanista

Compartilhe

Não é verdade que a primeira-dama Rosângela da Silva, conhecida como Janja, declarou à Folha de S.Paulo que ela e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) não foram à Marcha para Jesus porque são satanistas, como alegam publicações nas redes. A imagem compartilhada pelos posts enganosos simula uma reportagem que nunca foi publicada pelo jornal. O Aos Fatos não localizou declaração idêntica ou de teor semelhante de Janja, e embora Lula tenha sido convidado a participar da marcha deste ano, ele optou por enviar representantes.

Publicações com o conteúdo enganoso acumulavam 50 mil visualizações no Tik Tok nesta quarta-feira (21) e circulam também no WhatsApp, plataforma na qual não é possível estimar o alcance (fale com a Fátima).


Selo falso

Janja explica porque ela e Lula não foram à Marcha para Jesus: ‘Somos satanistas’ [Folha de S.Paulo]

Posts difundem montagem que simula reportagem da Folha de S.Paulo para alegar que Janja declarou que ela e Lula não foram à Marcha para Jesus porque são satanistas

Posts nas redes têm difundido um print falso da Folha de S.Paulo para fazer crer que a primeira-dama Janja declarou que ela e o presidente Lula não foram à Marcha para Jesus, em São Paulo, no dia 8 de junho de 2023, porque são satanistas. O conteúdo não está disponível no site da Folha de S. Paulo, e o Aos Fatos não encontrou quaisquer notícias de mesmo teor na imprensa nem declaração similar de Janja. Lula recusou o convite para participar do evento, mas foi representado pela deputada Benedita da Silva (PT) e pelo advogado-geral da União, Jorge Messias.

Lula enviou uma carta ao apóstolo Estevam Hernandes, organizador da marcha, e afirmou o compromisso de “garantir, para sempre, o pleno direito de cada pessoa desse país seguir professando sua fé”. O mandatário, no entanto, não justificou a ausência.

O Aos Fatos não encontrou quaisquer declarações sobre a edição deste ano da Marcha para Jesus nas redes sociais de Janja. Na data do evento, a primeira-dama publicou um vídeo ao lado de Lula e do ministro da Educação, Camilo Santana, para lembrar que as inscrições para o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) iriam até o dia 16 de junho.

O Palácio do Planalto não divulgou fotos de Lula na data em que a marcha aconteceu, e a agenda oficial do presidente não registra nenhum compromisso. Durante a marcha, o advogado-geral da União, Jorge Messias, chegou a ser aplaudido quando citou um trecho bíblico, mas foi vaiado pelo público ao citar o nome do presidente.

O Aos Fatos procurou a Secom do governo federal para que fosse explicada a ausência de Lula e Janja na Marcha para Jesus, porém não houve retorno.

Compartilhe

Leia também

Atentado contra Trump aponta riscos de uma moderação enfraquecida nas ‘big techs’

Atentado contra Trump aponta riscos de uma moderação enfraquecida nas ‘big techs’

falsoServiço Secreto não desautorizou disparo em autor de atentado contra Trump

Serviço Secreto não desautorizou disparo em autor de atentado contra Trump

não é bem assimReforma tributária não taxou em 25% todas as operações de compra e venda de imóveis

Reforma tributária não taxou em 25% todas as operações de compra e venda de imóveis