🕐 ESTA REPORTAGEM FOI PUBLICADA EM Junho de 2023. INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE TEXTO PODEM ESTAR DESATUALIZADAS OU TEREM MUDADO.

Não é verdade que Janja declarou ser satanista

Por Marco Faustino

21 de junho de 2023, 17h58

Não é verdade que a primeira-dama Rosângela da Silva, conhecida como Janja, declarou à Folha de S.Paulo que ela e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) não foram à Marcha para Jesus porque são satanistas, como alegam publicações nas redes. A imagem compartilhada pelos posts enganosos simula uma reportagem que nunca foi publicada pelo jornal. O Aos Fatos não localizou declaração idêntica ou de teor semelhante de Janja, e embora Lula tenha sido convidado a participar da marcha deste ano, ele optou por enviar representantes.

Publicações com o conteúdo enganoso acumulavam 50 mil visualizações no Tik Tok nesta quarta-feira (21) e circulam também no WhatsApp, plataforma na qual não é possível estimar o alcance (fale com a Fátima).


Selo falso

Janja explica porque ela e Lula não foram à Marcha para Jesus: ‘Somos satanistas’ [Folha de S.Paulo]

Posts difundem montagem que simula reportagem da Folha de S.Paulo para alegar que Janja declarou que ela e Lula não foram à Marcha para Jesus porque são satanistas

Posts nas redes têm difundido um print falso da Folha de S.Paulo para fazer crer que a primeira-dama Janja declarou que ela e o presidente Lula não foram à Marcha para Jesus, em São Paulo, no dia 8 de junho de 2023, porque são satanistas. O conteúdo não está disponível no site da Folha de S. Paulo, e o Aos Fatos não encontrou quaisquer notícias de mesmo teor na imprensa nem declaração similar de Janja. Lula recusou o convite para participar do evento, mas foi representado pela deputada Benedita da Silva (PT) e pelo advogado-geral da União, Jorge Messias.

Lula enviou uma carta ao apóstolo Estevam Hernandes, organizador da marcha, e afirmou o compromisso de “garantir, para sempre, o pleno direito de cada pessoa desse país seguir professando sua fé”. O mandatário, no entanto, não justificou a ausência.

O Aos Fatos não encontrou quaisquer declarações sobre a edição deste ano da Marcha para Jesus nas redes sociais de Janja. Na data do evento, a primeira-dama publicou um vídeo ao lado de Lula e do ministro da Educação, Camilo Santana, para lembrar que as inscrições para o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) iriam até o dia 16 de junho.

O Palácio do Planalto não divulgou fotos de Lula na data em que a marcha aconteceu, e a agenda oficial do presidente não registra nenhum compromisso. Durante a marcha, o advogado-geral da União, Jorge Messias, chegou a ser aplaudido quando citou um trecho bíblico, mas foi vaiado pelo público ao citar o nome do presidente.

O Aos Fatos procurou a Secom do governo federal para que fosse explicada a ausência de Lula e Janja na Marcha para Jesus, porém não houve retorno.

Referências:

1. Google Search
2. Poder360
3. Instagram
4. Twitter
5. Flickr
6. Governo Federal
7. Metrópoles

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.