🕐 ESTA REPORTAGEM FOI PUBLICADA EM Outubro de 2023. INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE TEXTO PODEM ESTAR DESATUALIZADAS OU TEREM MUDADO.

Vídeo não mostra membros do Hamas em Crateús, no Ceará

Por Luiz Fernando Menezes

20 de outubro de 2023, 13h38

É falso que um vídeo mostre integrantes do Hamas, grupo extremista islâmico em conflito com Israel, que teriam desembarcado em um navio em Crateús (CE) na última semana. Além de a cidade cearense não ter litoral, o Ministério da Justiça afirmou que os brasileiros e palestinos que estão na Faixa de Gaza e que devem ser trazidos ao Brasil sequer conseguiram deixar a região, porque não conseguiram chegar ao Egito, de onde serão resgatados pelo governo.

As peças enganosas acumulam mais de 6.000 curtidas no Instagram e milhares de visualizações no Kwai e no TikTok. O conteúdo também circula no WhatsApp, plataforma na qual não é possível estimar o alcance (fale com a Fátima).


Selo falso

Rebeldes do Hamas já estão no Brasil. O navio está ancorado no Ceará, cidade de Crateús. Alerta vermelho!

Vídeo de homens com túnicas no Ceará circula junto de legenda que os identifica como rebeldes do Hamas

Publicações nas redes mentem ao dizer que integrantes do Hamas teriam desembarcado no Brasil na última semana após ancorar um navio na cidade de Crateús (CE). Além de terem sentido de xenofobia, ao tratarem qualquer pessoa com características associadas ao Oriente Médio como se fossem ligadas ao grupo extremista, as peças contêm três conteúdos de desinformação:

  • Crateús não está localizada no litoral e, portanto, um navio não poderia estar ancorado no município;
  • O Ministério da Justiça afirma que não houve migração de palestinos para o Brasil desde o início do conflito recente;
  • As imagens foram publicadas por sites regionais que afirmam que os homens são turistas e que seriam da Índia.

A primeira informação incorreta presente nas peças de desinformação é a de que Crateús estaria localizada no litoral. O município fica no interior do estado, a cerca de 350 km da capital, Fortaleza (veja abaixo).

Mapa do Ceará com destaque, em vermelho, para a cidade de Crateús, na divisa com Piauí
Interior. Crateús, localizada a cerca de 350 km de Fortaleza, faz divisa com o Piauí (Wikimedia Commons)

Segundo a base de dados do Ministério da Justiça, havia 311 palestinos refugiados no país até 2022. Aos Fatos entrou em contato com o Ministério da Justiça e Segurança Pública para questionar se algum refugiado ou migrante palestino chegou ao Brasil desde o início do conflito, no dia 7 de outubro. A assessoria afirmou que brasileiros e familiares palestinos que estão na Faixa de Gaza aguardam a abertura da fronteira para poder ir para o Egito e, de lá, serem resgatados pelo avião da Presidência da República.

De acordo com Mauro Vieira, ministro das Relações Exteriores, o governo não sabe estimar quando os brasileiros localizados no território controlado pelo Hamas poderão deixar a região por meio da passagem de Rafah, fronteira com o Egito.

Leia mais
Explicamos Hamas, Fatah e ANP: entenda a divisão política da Palestina atual

As peças inserem a legenda enganosa em um vídeo divulgado pelo Portal Sertões no dia 13 de outubro em uma “notícia” sobre “supostos árabes” que chamam a atenção de moradores de Crateús (CE). Há, inclusive, um segundo registro que mostra os mesmos homens jogando futebol com a população. Em nenhum momento a publicação, no entanto, cita o Hamas.

De acordo com o site O Regional, os homens seriam indianos que estão visitando familiares que moram no Brasil. Aos Fatos, no entanto, não conseguiu confirmar essa informação.

Fotos. Além do vídeo dos três homens andando por Crateús, as peças também mostram fotos do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e da deputada federal Gleisi Hoffmann (PT-PR) ao lado de pessoas falsamente apontadas como integrantes do Hamas:

Referências:

1. Google Maps
2. Ministério da Justiça e Segurança Pública (1 e 2)
3. Estadão
4. G1
5. Portal Sertões
6. O Regional
7. Aos Fatos
8. Instagram (@mohamadelkadri)
9. Monitor do Oriente

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.