É falso que ‘G1’ noticiou que Suzane von Richthofen declarou voto em Lula

Compartilhe

Não é verdade que o G1 noticiou que Suzane von Richthofen declarou voto no ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e incentivou jovens a regularizar o título de eleitor, como afirmam postagens nas redes sociais (veja aqui). Segundo o Grupo Globo, a informação nunca foi veiculada e a imagem é uma montagem. Por meio de ferramentas de análise, Aos Fatos verificou marcas de manipulação na peça compartilhada. Não há informações públicas sobre o posicionamento político de Richthofen.

Postagens que difundem a montagem reuniam ao menos 1.000 compartilhamentos no Facebook nesta terça-feira (5). A imagem falsa também circula no Twitter e Instagram.


Selo falso

G1 não noticiou que Suzane von Richthofen votará em Lula

O G1 não publicou uma reportagem em que afirma que Suzane von Richthofen, condenada a 39 anos e seis meses de detenção pela morte dos pais, incentiva jovens a regularizar o título de eleitor e declara voto em Lula. O Grupo Globo informou que a imagem que vem sendo difundida nas redes sociais é uma montagem.

Por meio das ferramentas de verificação e análise de conteúdos WeVerify e MeVer, Aos Fatos encontrou marcas de manipulação na imagem compartilhada. Há alterações significativas de pixels no texto e na foto: o comparativo entre a captura de tela de uma notícia publicada no G1 e a montagem (veja abaixo) mostra que, na imagem manipulada, o texto aparece com contornos mal definidos, ilegível e com mais regiões de alterações de pixel.

Comparação entre montagem e reprodução do G1 mostra manipulação
Comparativo. Análise de pixels mostra diferença entre montagem (à esq.) e captura de tela de notícia real (à dir.)

Em busca na imprensa, Aos Fatos não localizou textos com o mesmo título ou que mostram o posicionamento político de Suzane von Richthofen.


Aos Fatos integra o Programa de Verificação de Fatos Independente da Meta. Veja aqui como funciona a parceria.

Compartilhe

Leia também

Ações clandestinas da ‘Abin paralela’ realçam violências reais

Ações clandestinas da ‘Abin paralela’ realçam violências reais

falsoIdosa foi presa por tráfico, não por participar dos atos golpistas do 8 de Janeiro

Idosa foi presa por tráfico, não por participar dos atos golpistas do 8 de Janeiro

falsoLula devolveu 423 presentes recebidos durante mandatos anteriores

Lula devolveu 423 presentes recebidos durante mandatos anteriores