Foto que mostra papa Francisco com jaqueta branca foi gerada por inteligência artificial

Compartilhe

Uma imagem viral falsa, que mostra o papa Francisco usando um sobretudo branco de matelassê, foi gerada com o uso de uma ferramenta de inteligência artificial. O conteúdo foi produzido por um artista digital por meio do Midjourney, que gera imagens a partir de comandos de texto. Distorções em áreas como os óculos, as mãos e o cordão do crucifixo do papa indicam que a imagem foi criada artificialmente.

Publicações que difundem o conteúdo enganoso acumulavam 250 mil curtidas no Instagram nesta segunda-feira (27).


Selo falso

O Papa Francisco apareceu na web com um novo look e recebeu elogios dos internautas após ele contratar o estilista Filippo Sorcinelli

Posts compartilham como se fosse real imagem do Papa Francisco gerada por inteligência artificial

Uma foto falsa que mostra o papa Francisco usando um sobretudo branco de matelassê, tem sido difundida nas redes como se fosse real. A imagem, no entanto, foi elaborada pelo artista digital Pablo Xavier com o uso da ferramenta Midjourney, que usa inteligência artificial para gerar imagens a partir de descrições em texto.

O Midjourney é uma plataforma colaborativa que funciona dentro da rede social Discord. Por meio de comandos de texto, o usuário descreve a imagem que deseja criar e a ferramenta gera quatro versões, que podem ser baixadas.

Como é o caso de outras ferramentas que produzem imagens com o uso de inteligência artificial, o Midjourney gera algumas distorções nas fotos, que podem ser percebidas também na imagem do papa Francisco:

  • Há uma distorção no ângulo das lentes dos óculos do papa;
  • Há deformações na mão direita;
  • A ferramenta não gerou o cordão do crucifixo do lado esquerdo

magem mostra inconsistências na foto do Papa Francisco que revelam criação artificial, tais como lentes de óculos tortas e mãos distorcidas.

A imagem falsa do papa foi publicada na última sexta-feira (24) em uma comunidade do Reddit destinada a compartilhar imagens produzidas com o Midjourney. De lá, o conteúdo passou a viralizar em outras redes, sem a observação de que a imagem teria sido produzida via inteligência artificial.

Artista digital responsável pela imagem, Pablo Xavier também já utilizou a ferramenta para elaborar outras imagens do pontífice. Nas redes do artista, há fotos que mostram Francisco com um casaco laranja, óculos escuros, sobretudo marrom e um robe com figuras geométricas coloridas (confira abaixo).

Print do Instagram de Pablo Xavier mostra que o artista também já utilizou o Midjourney para elaborar outras imagens do pontífice
Pontífice. Pablo Xavier já utilizou o Midjourney para elaborar outras imagens do pontífice.

Outras personalidades, como a apresentadora Oprah Winfrey, o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, e os ex-presidentes americanos Donald Trump, Barack Obama e Abraham Lincoln também tiveram imagens elaboradas pelo artista com a ajuda da ferramenta de inteligência artificial.

Print do Instagram de Pablo Xavier mostra que o artista também já utilizou o Midjourney para elaborar imagens de outras personalidades
Biden. Pablo Xavier já utilizou o Midjourney para elaborar imagens falsas de outras personalidades, como o presidente do EUA, Joe Bieden (acima).

Compartilhe

Leia também

Um estelionato a cada 16 segundos: por que os golpes digitais crescem no Brasil

Um estelionato a cada 16 segundos: por que os golpes digitais crescem no Brasil

falsoChina não homenageou Palestina em uniforme criado para a Olimpíada de Paris

China não homenageou Palestina em uniforme criado para a Olimpíada de Paris

falsoÉ montagem foto que mostra Kamala Harris ao lado de Jeffrey Epstein

É montagem foto que mostra Kamala Harris ao lado de Jeffrey Epstein