🕐 ESTA REPORTAGEM FOI PUBLICADA EM Janeiro de 2023. INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE TEXTO PODEM ESTAR DESATUALIZADAS OU TEREM MUDADO.

Cena de filho cantando com pai é distorcida para associar pessoas LGBTQIA+ à pedofilia

Por Luiz Fernando Menezes

27 de janeiro de 2023, 16h26

Posts nas redes usam uma foto do show circense argentino Stravaganza para sugerir de maneira enganosa que, durante a apresentação, um dos artistas teria insinuado uma cena sexual com uma criança no palco. Na verdade, a imagem mostra o momento em que o ator Flavio Mendoza segura o microfone para que o filho dele, Dionisio Mendoza, cante um trecho de uma das músicas apresentadas.

A imagem descontextualizada circula em diversas redes sociais e acumula mais de 70 mil curtidas no Instagram e centenas de compartilhamentos no Twitter. A peça de desinformação foi, inclusive, disseminada pelo deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) e outros parlamentares.


Selo falso

Em uma imagem o resumo da decadência do ocidente. Nos EUA é cada vez mais comum crianças em show drag queen como este.

Uma foto do artista circense argentino Flavio Mendoza, em traje azul cintilante, segurando de pé o microfone para seu filho pequeno cantar no palco, tem sido compartilhada fora de contexto nas redes sociais para acusar a comunidade LGBTQIA+ de promover a pedofilia.

Ao contrário do que insinuam os posts, a cena não teve conotação sexual. Durante a apresentação do espetáculo de música e acrobacias Stravaganza, a criança, chamada Dionisio Mendonza, foi ao palco e começou a cantar ao lado do pai, que apenas segurou o microfone e incentivou que o público acompanhasse a canção (veja a cena completa abaixo).

Um frame deste trecho do show passou a ser compartilhado nas redes sociais sem o devido contexto e com a interpretação enganosa de que seria algum tipo de insinuação sexual durante um show de drag queens. O próprio Mendoza denunciou as publicações no Twitter após ter a conta no Instagram bloqueada:

“Alguém postou maliciosamente uma foto minha e do meu filho de um ângulo totalmente fora de contexto e fecharam meu Instagram, mexendo com uma criança e com a minha imagem. É errado ser feliz, é errado ser um gay que conseguiu ser pai e ter uma carreira de sucesso? Parece que sim. Bem, mais uma luta que eles não vão ganhar.”

Essa não foi a primeira vez que Dionisio protagonizou uma cena parecida. Na página oficial do Stravaganza, é possível encontrar outras apresentações em que ele subiu ao palco para cantar um trecho das músicas do show. Dionisio também acompanha o pai em seus ensaios acrobáticos.

Um dos disseminadores da peça desinformativa foi o influenciador americano Charlie Kirk, que postou a foto no Twitter. Horas depois, ele se corrigiu: “A foto é de um casal gay de artistas argentinos e seu filho, e parece ser um ângulo ruim. A criança estava nervosa falando na frente de uma multidão e não largava a perna do homem, então o microfone foi abaixado para o rosto do menino”.

No Brasil, quem publicou a foto sem o devido contexto foi o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP). No mesmo dia do tuíte de Kirk, Eduardo publicou a imagem com a legenda: “O resumo da decadência do ocidente”. O comentário do deputado repercutiu na imprensa argentina, que considerou a fala “repudiável”. O parlamentar, até o momento, não se retratou.

Aos Fatos entrou em contato com a assessoria de imprensa do deputado, que não respondeu até a publicação desta checagem.

Referências:

1. Twitter (@flaviomendoza)
2. Facebook (Stravaganza)
3. Infobae (1 e 2)

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.