Cena de série circula nas redes como se fosse arrastão em túnel no Rio de Janeiro

Compartilhe

Um vídeo que mostra homens armados roubando dois carros na saída de um túnel circula nas redes com a informação falsa de que retrata crimes reais que aconteceram no Rio de Janeiro. A cena circula em duas versões desinformativas, como se fosse de um arrastão no túnel Rebouças ou na Linha Amarela. Na verdade, as imagens são encenadas e mostram a gravação de uma websérie em Salvador, na Bahia, chamada Corrupção Dentro da Favela, do canal Portal da Realidade, no YouTube.

O vídeo com a falsa descrição acumulava centenas de compartilhamentos no Facebook nesta terça-feira (14) e circula também no Instagram, Twitter, Telegram e WhatsApp (fale com a Fátima).


Selo falso

ARRASTÃO NO TÚNEL REBOUÇAS, NA MAIOR CARA DE PAU

Vídeo que mostra homens armados parando carros dentro de um túnel não retrata um arrastão no Rio de Janeiro; registro mostra cenas de gravação de websérie em Salvador

As cenas de gravação do sexto episódio da websérie de ficção Corrupção Dentro da Favela, do canal Portal da Realidade, no YouTube, têm circulado nas redes sociais como se fosse uma ação real de homens armados fazendo um arrastão no túnel Rebouças, no Rio de Janeiro. As cenas foram filmadas no túnel Luís Eduardo Magalhães, em Salvador, e foram autorizadas por órgãos públicos, segundo os produtores da websérie.

A encenação também circula como se fosse de uma ação criminosa na Linha Amarela, uma via expressa do Rio de Janeiro.


Em 2019, uma gravação que simulava moradores jogando um vereador na rede de esgoto produzida pelo canal, que na época se chamava Portal da Engomadeira, também circulou como real. O Portal da Realidade diz que seu objetivo é dar voz às reivindicações sociais do bairro soteropolitano da Engomadeira e adjacências.

Compartilhe

Leia também

falsoVídeo é editado para fazer crer que família Bolsonaro apoia pré-candidatura de Pablo Marçal

Vídeo é editado para fazer crer que família Bolsonaro apoia pré-candidatura de Pablo Marçal

falsoPosts usam foto de outra pessoa para sugerir que autor de atentado contra Trump era trans

Posts usam foto de outra pessoa para sugerir que autor de atentado contra Trump era trans

Pré-candidato, Marçal oferece prêmio a seguidores e especialistas veem infração eleitoral

Pré-candidato, Marçal oferece prêmio a seguidores e especialistas veem infração eleitoral