🕐 ESTA REPORTAGEM FOI PUBLICADA EM Novembro de 2022. INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE TEXTO PODEM ESTAR DESATUALIZADAS OU TEREM MUDADO.

Vídeo de militares em estação de trem de Suzano é de 2018, não recente

Por Luiz Fernando Menezes

7 de novembro de 2022, 16h37

Não é recente e nem mostra uma ocupação militar em uma estação de trem de São Paulo um vídeo que circula nas redes sociais. As imagens foram gravadas em setembro de 2018, durante um exercício da 12ª Brigada de Infantaria Leve do Exército em Suzano (SP), na região metropolitana da capital paulista. Não há registros de que ações semelhantes tenham sido efetuadas nos últimos dias.

A publicação com contexto enganoso viralizou nas redes sociais desde o último domingo (6), alcançando, até a tarde desta segunda-feira (7), 6.000 compartilhamentos no Facebook. A peça de desinformação também circula no Telegram e no WhatsApp.


Selo falso

Estações em SP sendo já ocupadas.

Vídeo gravado em 2018 circula como se fosse recente para sugerir movimentação do Exército

Não foi gravado durante uma ocupação militar em uma estação de trem de São Paulo em 6 de novembro um vídeo que circula nas redes sociais. As imagens que mostram militares armados na plataforma foram gravadas em setembro de 2018, durante operação da 12ª Brigada de Infantaria Leve do Exército em Suzano (SP). Entre os dias 10 e 14 daquele mês, o Exército realizou um exercício de adestramento chamado Anhanguera 2018 para treinar as tropas para operações de GLO (Garantia da Lei e da Ordem).

No vídeo em questão, militares simulavam um incidente na estação Suzano, da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos). A operação, que contou com 600 militares, durou cinco dias e contemplou, além de exercícios, trabalhos de manutenção na Escola Municipal Professora Célia Pereira de Lima, no bairro Jardim Cacique.

Aos Fatos não encontrou notícia de nenhum exercício semelhante recente em estações de trem de São Paulo.

Referências:

1. Facebook (Cid. Tiradentes)
2. Exército Brasileiro
3. Prefeitura de Suzano

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.