🕐 ESTA REPORTAGEM FOI PUBLICADA EM Agosto de 2022. INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE TEXTO PODEM ESTAR DESATUALIZADAS OU TEREM MUDADO.

É falso que Tom Cruise manifestou apoio a Bolsonaro em vídeo

Por Marco Faustino

3 de agosto de 2022, 12h54

O ator norte-americano Tom Cruise não manifestou apoio ao presidente Jair Bolsonaro (PL) em um vídeo que circula nas redes sociais, como afirmam postagens (veja aqui). As cenas compartilhadas foram gravadas em uma feira de aviação que aconteceu em julho de 2022, no Reino Unido, e mostram uma saudação do ator ao Brasil, sem declarar apoio ao presidente ou a qualquer político. O Aos Fatos não encontrou outra manifestação de endosso de Cruise a Bolsonaro.

As postagens enganosas contam com ao menos 500 mil visualizações no YouTube e centenas de compartilhamentos no Facebook nesta quarta-feira (3).


Selo falso

TOM CRUISE COM BOLSONARO A ESQUERDA PIRA

Postagens mostram vídeo em que Tom Cruise saúda o Brasil, mas não manifesta apoio a Bolsonaro

Um vídeo em que o ator Tom Cruise segura um bordado com a palavra Brasil e posa para uma foto ao lado de militares da FAB (Força Aérea Brasileira) circula nas redes sociais como se fosse uma manifestação de apoio ao presidente Jair Bolsonaro, o que é falso. Nas imagens, publicadas no Twitter da Força Aérea em 18 de julho de 2022, o ator faz uma saudação ao Brasil, mas não manifesta apoio ao atual presidente e candidato à reeleição.

Cruise foi abordado por uma comitiva de aviadores brasileiros na Riat (Royal International Air Tattoo) 2022, feira de aviação realizada entre os dias 15 e 17 de julho em Fairford, no Reino Unido. No vídeo, uma integrante da FAB pede que o ator dê um “olá” para o Brasil. O ator diz “Olá, Brasil”, mas não faz qualquer alusão ao presidente Jair Bolsonaro.

O Aos Fatos não encontrou registro de que Cruise tenha manifestado apoio ao atual presidente brasileiro, e não há referência a Bolsonaro nos perfis do ator nas redes sociais ou no seu site oficial.

No evento, a FAB expôs a aeronave de transporte e reabastecimento KC-390 Millennium. O ator, que também é piloto, visitou o evento e também conversou com integrantes de outras forças aéreas nacionais.

Esta peça de desinformação também foi checada pelo Boatos.org.

Referências:

1. Twitter (Fontes 1 e 2)
2. Site Oficial do Tom Cruise
3. FAB
4. Aeroflap


Aos Fatos integra o Programa de Verificação de Fatos Independente da Meta. Veja aqui como funciona a parceria.

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.