É falso que ponte foi construída em 11 meses pelo governo Bolsonaro

Compartilhe

Não é verdade que uma ponte ferroviária construída sobre o rio São Francisco foi concluída em 11 meses pelo governo de Jair Bolsonaro. A obra, que faz parte da Fiol (Ferrovia de Integração Oeste-Leste), durou mais de quatro anos –teve início em dezembro de 2014, na gestão Dilma Rousseff (PT), e foi finalizada em julho de 2019.

Compartilhada no Facebook principalmente sábado (28) e domingo (29), a peça de desinformação (veja aqui) acumula mais de 8.000 republicações até a tarde desta segunda-feira (30). Todas as postagens relacionadas foram marcadas com o selo FALSO na ferramenta de verificação da rede social (entenda como funciona).


FALSO

Vejam a ponte ferroviária construída em apenas 11 meses de governo Bolsonaro!!! A maior da América Latina. Parabéns, Ministro TARCÍSIO.

Publicações nas redes sociais enganam ao afirmar que a estatal de engenharia Valec construiu a “maior ponte ferroviária da América Latina” em apenas 11 meses, durante o governo Bolsonaro. Porém, a obra em questão, mostrada em vídeo que acompanha as postagens, começou em 2014, na gestão Dilma Rousseff (PT).

A ponte é uma parte da Fiol (Ferrovia de Integração Oeste-Leste), que, quando concluída, ligará Ilhéus (BA) a Figueirópolis (TO). Esse trecho, construído sobre o rio São Francisco, teve suas obras iniciadas em dezembro de 2014, e foi entregue em julho deste ano, segundo publicação do ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas. Logo, as obras demoraram mais de quatro anos, e não 11 meses, como afirmam as postagens.

Há vídeos e fotografias que mostram a ponte ferroviária em anos anteriores. Em agosto de 2017, por exemplo, a Drone Engenharia publicou um vídeo no YouTube que mostrava o estado da obra:

É fato, no entanto, que a ponte ferroviária é a maior da América Latina, segundo informações da própria Valec. Com 2,9 km de extensão, 82 pilares verticais e 18 metros de altura, a construção liga os municípios de Serra do Ramalho (BA) e Bom Jesus da Lapa (BA).

Referências

  1. Valec (1, 2 e 3)

Compartilhe

Leia também

falsoPosts usam foto de outra pessoa para sugerir que autor de atentado contra Trump era trans

Posts usam foto de outra pessoa para sugerir que autor de atentado contra Trump era trans

Pré-candidato, Marçal oferece prêmio a seguidores e especialistas veem infração eleitoral

Pré-candidato, Marçal oferece prêmio a seguidores e especialistas veem infração eleitoral

Atentado contra Trump aponta riscos de uma moderação enfraquecida nas ‘big techs’

Atentado contra Trump aponta riscos de uma moderação enfraquecida nas ‘big techs’