🕐 ESTA REPORTAGEM FOI PUBLICADA EM Junho de 2019. INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE TEXTO PODEM ESTAR DESATUALIZADAS OU TEREM MUDADO.

É falso que governador do Maranhão trocou bandeira nacional pela comunista

Por Luiz Fernando Menezes

17 de junho de 2019, 13h03

Não é verdade que o governador do Maranhão, Flávio Dino (PC do B), trocou a bandeira brasileira do Palácio dos Leões, sede do governo do estado, pela “bandeira do partido comunista”. Além de confundir a bandeira da China com o símbolo do partido, publicações que circulam nas redes sociais (veja aqui) omitem que é protocolo do governo hastear a bandeira de um país em caso de visita oficial de comitiva estrangeira.

Na ocasião mostrada na imagem que acompanha as postagens, a bandeira da China foi erguida porque o governador recebia o vice-presidente e chefe de operações do banco NDB (New Development Bank), o chinês Xian Zhu.

Esta desinformação já acumula cerca de 4.300 compartilhamentos no Facebook e também se espalhou pelo Twitter. Todas as postagens com este conteúdo foram marcadas com o selo FALSO na ferramenta de verificação da rede social (veja como funciona).


FALSO

Governador do estado do Maranhão substitui a bandeira nacional pela bandeira do partido comunista.

Circula no Twitter e no Facebook um post que diz que o governador do Maranhão, Flávio Dino (PC do B), teria trocado a bandeira nacional pela “bandeira do partido comunista” na sede do governo do estado, o Palácio dos Leões. No entanto, a imagem que acompanha o texto é da bandeira da China, não do PC do B, que não tem estrelas, apenas o símbolo da foice e do martelo (veja imagens abaixo). Além disso, não houve troca de bandeiras, apenas o hasteamento do pendão da China durante visita do vice-presidente e chefe de operações chinês do banco NDB (New Development Bank), Xian Zhu.

O hasteamento das bandeiras de outros países é um protocolo realizado pelo Palácio dos Leões quando recebe visitas oficiais de comitivas estrangeiras. Existem registros (fotos abaixo), por exemplo, de ocasiões em que foram hasteadas as bandeiras de outros países, como Canadá e Israel.

A foto utilizada pela peça de desinformação foi tirada no dia 9 de junho deste ano, quando houve a reunião entre Dino e Xian Zhu. O encontro tinha como objetivo discutir o investimento em projetos de infraestrutura do Maranhão.

Referências

1. Agência de Notícias do Governo do Maranhão.


Esta reportagem foi publicada de acordo com a metodologia anterior do Aos Fatos.

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.