É falso que empresários de MT irão a Cuba para tomar vacina Sputnik V

Compartilhe

Não é verdade que um grupo de 120 empresários de Mato Grosso viajará para Cuba para tomar a vacina Sputnik V contra Covid-19, como afirmam postagens nas redes sociais (veja aqui). Segundo o consulado do país em São Paulo, Cuba não dispõe do imunizante russo. A embaixada cubana em Brasília reforçou, em e-mail ao Aos Fatos, que a ilha imunizará a sua população com suas próprias vacinas e que a informação sobre a viagem dos empresários é falsa.

Posts com o conteúdo enganoso somavam ao menos 12.709 compartilhamentos no Facebook nesta sexta-feira (19) e foram marcados como FALSO na ferramenta de checagem da rede social (entenda como funciona).


Empresários de MT vão fretar avião para tomar vacina russa Sputnik V em Cuba

É falso que um grupo de mais de cem empresários de Mato Grosso viajará para Cuba para tomar a vacina russa Sputnik V. Tanto a embaixada cubana em Brasília quanto o consulado do país em São Paulo desmentiram a alegação. Segundo eles, o país não dispõe do imunizante russo, uma vez que optou por produzir suas próprias vacinas, que ainda estão em fase de testes.

Em e-mail ao Aos Fatos, a embaixada informou que Cuba "imunizará a população com suas próprias vacinas candidatas, tarefa na qual já está imerso e com término previsto para dezembro de 2021”.

Já o Consulado-Geral de Cuba em São Paulo disse em nota publicada em sua página no Facebook que “Cuba não dispõe, de qualquer forma, da vacina Sputnik V, muito menos para comercializá-la”. Embora a página não tenha selo de verificação na rede social, o site do Ministério das Relações Exteriores cubano divulga o seu link.

De fato, não há qualquer autorização para o uso do imunizante russo na ilha, conforme pode ser visto na página do Fundo Russo de Investimentos Diretos, que financia a produção da Sputnik V, e sequer há menções sobre a vacina no site do Ministério da Saúde de Cuba. Atualmente, a Sputnik V foi aprovada em 51 países, entre eles Argentina, Paraguai, Venezuela, Bolívia, México e Honduras.

Produção própria. O governo cubano não comprou vacinas no mercado internacional, nem faz parte dos países que aderiram ao Covax Facility, iniciativa global para garantir acesso rápido e equitativo às vacinas contra a Covid-19 criada pela OMS (Organização Mundial de Saúde).

Cuba decidiu produzir suas próprias vacinas no lugar de comprar imunizantes de outros países. Entre as cinco que vêm sendo desenvolvidas na ilha, a Soberana 02 é a que está em fase mais avançada. No início de março, ela recebeu autorização para a terceira e última fase de ensaios clínicos, quando a sua eficácia será testada em larga escala.

Ao G1, o embaixador cubano Rolando Gómez González afirmou que a vacinação da população não começou em Cuba, muito menos dos estrangeiros. “As doses estão sendo aplicadas apenas como parte de ensaios clínicos”, disse.

A publicação enganosa sobre a viagem dos empresários foi difundida pelo site O Documento e compartilhada nas redes sociais. Segundo o texto, a viagem custaria cerca de R$ 3,6 milhões e incluiria o fretamento de uma aeronave, pagamento pelas vacinas e hospedagem.

Procurado pelo Aos Fatos para comentar o assunto, o site O Documento não respondeu até a publicação desta checagem.

Esta peça de desinformação também foi checada pelo Boatos.org e pelo E-farsas.


De acordo com nossos esforços para alcançar mais pessoas com informação verificada, Aos Fatos libera esta reportagem para livre republicação com atribuição de crédito e link para este site.

Compartilhe

Leia também

Japinha do CV não morreu e, na verdade, sequer é quem todo mundo pensava que era

Japinha do CV não morreu e, na verdade, sequer é quem todo mundo pensava que era

falsoVídeo de ato muçulmano em Nova York é de 2023 e não tem relação com novo prefeito

Vídeo de ato muçulmano em Nova York é de 2023 e não tem relação com novo prefeito

falsoVídeo que mostra suposta rota de fuga de chefe do Comando Vermelho foi gerado por IA

Vídeo que mostra suposta rota de fuga de chefe do Comando Vermelho foi gerado por IA

fátima
Fátima