🕐 ESTA REPORTAGEM FOI PUBLICADA EM Março de 2019. INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE TEXTO PODEM ESTAR DESATUALIZADAS OU TEREM MUDADO.

É falsa a foto do atirador de Suzano com camiseta de Bolsonaro

Por Luiz Fernando Menezes

14 de março de 2019, 15h33

É uma montagem a foto do atirador de Suzano Guilherme Taucci Monteiro, 17, com uma camiseta do presidente Jair Bolsonaro (PSL). Por mais que, em seu perfil no Facebook, Monteiro tenha se mostrado apoiador do presidente e de seus filhos, a camisa usada por ele na foto original, publicada antes do atentado, não estampa o rosto de Bolsonaro.

A peça de desinformação foi compartilhada por perfis pessoais no Facebook e por páginas como Pequenas Igrejas & Grandes Negócios 3.0, acumulando até o momento mais de mil compartilhamentos. As publicações com este conteúdo enganoso foram marcadas com o selo FALSO na ferramenta de verificação da rede social (entenda como funciona).


FALSO

Luiz Henrique de Castro autor da chacina de Suzano [vestindo uma camiseta de Bolsonaro]

O rosto de Jair Bolsonaro (PSL) foi inserido digitalmente em uma foto de um dos atiradores de Suzano. Na foto original (à direita), o jovem usa uma camiseta preta com a sigla “NYC”, que nada tem a ver com o presidente ou qualquer outro partido político.

Publicações que circulam pelas redes sociais também erram ao dizer que a foto mostra Luiz Henrique de Castro, 25, um dos atiradores do atentado a uma escola em Suzano na última quarta-feira (13), que deixou 10 mortos. Na verdade, quem aparece é Guilherme Taucci Monteiro, 17, o outro atirador envolvido no massacre. A foto original foi postada no perfil dele no Facebook poucas horas antes do ataque.

Guilherme era um apoiador de Bolsonaro: no Facebook, ele interagia com conteúdos relacionados ao presidente e sua família, curtia postagens com mensagens como “O meu candidato é apoiado pela polícia, o seu é procurado por ela” e comemorou o aumento da pena de prisão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

A Agência Lupa também publicou uma checagem sobre a montagem.


Esta reportagem foi publicada de acordo com a metodologia anterior do Aos Fatos.

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.