🕐 ESTA REPORTAGEM FOI PUBLICADA EM Abril de 2020. INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE TEXTO PODEM ESTAR DESATUALIZADAS OU TEREM MUDADO.

Decisão de Alexandre de Moraes de bloquear redes sociais de investigados é de 2019, não atual

Por Ana Rita Cunha

23 de abril de 2020, 15h54

É de abril de 2019, não de 2020, a decisão do ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Alexandre de Moraes que bloqueou redes sociais e contas de WhatsApp de sete pessoas investigadas pela publicação de ofensas contra integrantes da corte. Uma notícia do ano passado sobre a determinação do magistrado tem circulado em posts no Facebook fora de contexto, como se fosse atual (veja aqui).

As publicações, que reúnem ao menos 2.000 compartilhamentos no Facebook nesta quinta-feira (23), foram marcadas com o selo DISTORCIDO na ferramenta de verificação disponibilizada pelo Facebook (saiba como funciona).


DISTORCIDO

16/04/2020. MINISTRO determina bloqueio de redes sociais e WhatsApp de críticos do STF ... com “conteúdo de ódio e de subversão da ordem” direcionadas ao STF.

Diferentemente do que sugerem posts no Facebook, não é atual, mas de 12 de abril de 2019, a decisão do ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Alexandre Moraes de bloquear redes sociais e contas no WhatsApp de sete investigados pela publicação de ofensas contra integrantes da corte. Essa informação também é distorcida pelas postagens, que dão a entender que a determinação valeria irrestritamente para “críticos do STF”.

O texto que tira de contexto a decisão é acompanhado de uma foto do site da revista Veja, que revelou a ordem dada pelo ministro em reportagem publicada em 16 de abril de 2019.

Na decisão, Moraes determinou o bloqueio de contas em redes sociais e do WhatsApp das sete pessoas investigadas e afirmou que foram verificadas mensagens com “conteúdo de ódio e de subversão da ordem” direcionadas ao STF. O ministro também ordenou que Polícia Federal apreendesse computadores, tablets, celulares e outros dispositivos eletrônicos encontrados nas casas dos suspeitos

Investigação. Em março de 2019, o presidente do STF, ministro Dias Toffoli, instaurou o inquérito criminal nº 4781 "para apurar fatos e infrações relativas a notícias fraudulentas (fake news) e ameaças veiculadas na Internet que têm como alvo a Corte", e o ministro Alexandre de Moraes foi designado como relator. A abertura de uma investigação pelo STF sem ser provocado por um outro órgão foi considerada incomum e gerou críticas, inclusive de outros ministros do Supremo. À época, a então procuradora-geral da República, Raquel Dodge, pediu o arquivamento do inquérito porque "houve desrespeito ao devido processo legal", mas isso não aconteceu e a investigação segue sob sigilo.

Referências:

1. Veja

2. STF

3. Folha de S. Paulo

4. Correio Braziliense


De acordo com nossos esforços para alcançar mais pessoas com informação verificada, Aos Fatos libera esta reportagem para livre republicação com atribuição de crédito e link para este site.


Esta reportagem foi publicada de acordo com a metodologia anterior do Aos Fatos.

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.