Conta de 9.400 euros em restaurante de Portugal não é de Lula

Compartilhe

Publicações nas redes sociais enganam ao atribuir a um almoço do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na recente visita a Portugal uma conta de 9.400 euros em um restaurante. É possível observar na foto que circula com a alegação enganosa que o cupom fiscal foi emitido em 16 de novembro de 2022, quando o petista estava no Egito.

O conteúdo falso acumulava ao menos 65 mil curtidas no Instagram e centenas de compartilhamentos no Facebook nesta terça-feira (25).


Selo falso

O garçom tirou cópia da conta do Lula no almoço com seus comparsas, em Portugal. Uma bagatela de 9.400 euros, 52.360 reais.

Posts enganam ao atribuir ao presidente Lula uma conta de 9.400 euros em um restaurante português

Não é verdade que a nota fiscal de 9.400 euros mostrada em foto que circula nas redes representa o consumo do presidente Lula e de sua comitiva em um almoço recente em Portugal. A conta com esse montante (cerca de R$ 52 mil, na cotação atual) foi emitida em 16 de novembro de 2022 pelo restaurante Solar dos Presuntos, em Lisboa. O petista não estava no país europeu nessa data, mas no Egito.

Data “2022-11-16” aparece no canto superior do documento mostrado nas peças de desinformação
Nota fiscal. Documento foi emitido em Portugal em 16 de novembro de 2022, data em que Lula estava no Egito

A imagem dessa mesma nota também circulou nas redes no final do ano passado, quando Lula passou pela Europa após participar da COP 27, no Egito. O petista, no entanto, desembarcou em Portugal apenas no dia 18 de novembro, dois dias depois da data de emissão do documento mostrado na foto.

Leia mais
Nas Redes Vídeo que mostra protesto contra Lula em Portugal é de 2022, não atual
Nas Redes É falso que Lula foi recebido em Lisboa com gritos de ‘não vai ter picanha’
Nas Redes Vídeo não mostra Lula hostilizado por multidão em Portugal

Lula esteve em Portugal entre a última sexta-feira (21) e a manhã desta terça-feira (25). Durante sua estadia no país europeu, usuários compartilharam nas redes uma série de vídeos editados e gravações fora de contexto para sugerir que o presidente não teria sido bem recebido pelos portugueses. Lula está, neste momento, em Madri, onde irá se encontrar com centrais sindicais e participar do Fórum Empresarial Brasil-Espanha.

Referências

  1. G1
  2. Poder360
  3. Planalto

Compartilhe

Leia também

Por um uso ético da IA no jornalismo

Por um uso ético da IA no jornalismo

falsoBolsonaro não admitiu em áudio participação de Flávio em ‘rachadinha’

Bolsonaro não admitiu em áudio participação de Flávio em ‘rachadinha’

falsoFilho de Lula não comprou a Azul Linhas Aéreas

Filho de Lula não comprou a Azul Linhas Aéreas