Como saber a quantos processos um político responde

Compartilhe

Uma das principais fontes de busca processual no Brasil é o Jusbrasil. O site que organiza e disponibiliza informações públicas de órgãos oficiais, reúne 40 milhões de acessos por mês, segundo a ferramenta SimilarWeb — mais do que todos os portais do Judiciário. Prints do site, no entanto, têm sido usados como base para desinformação que busca associar políticos a processos judiciais nos quais não são réus.

Confira abaixo o guia básico feito pelo Aos Fatos sobre como efetuar buscas por processos judiciais no Jusbrasil e evitar cair em fake news:

Ao fazer uma busca processual no Jusbrasil, pesquise sempre o nome completo entre aspas para garantir que a pesquisa retorne apenas resultados com essa sequência exata de palavras. Também Fique atento a um aviso que pode aparecer no topo da página de busca sobre a eventual presença de homônimos.

Os erros mais comuns. Ao buscar por processos no Jusbrasil, os usuários devem se atentar a alguns pontos importantes para não ter uma interpretação equivocada dos resultados da pesquisa:

  • Diferenças entre réu, autor e representante: indivíduos podem ocupar diferentes posições em processos judiciais. É possível que o nome pesquisado apareça em uma ação como autor, réu, representante ou juiz ou ainda que seja apenas citado no processo, mas não esteja diretamente envolvido nele.
  • Citação em processo não é igual a crime: o fato de uma pessoa aparecer como ré em uma ação judicial não significa que ela necessariamente cometeu um crime. É importante considerar que há diferentes tipos de processos — cível, criminal e trabalhista — e vários desfechos possíveis para a ação, que pode terminar, inclusive, com o réu sendo absolvido.
Leia mais
Investigamos Com 40 milhões de acessos por mês, Jusbrasil vira fonte de informações falsas
Investigamos Moderação do Jusbrasil falha e permite artigos com mentiras sobre Covid-19 e urna eletrônica

Compartilhe

Leia também

Japinha do CV não morreu e, na verdade, sequer é quem todo mundo pensava que era

Japinha do CV não morreu e, na verdade, sequer é quem todo mundo pensava que era

falsoVídeo de ato muçulmano em Nova York é de 2023 e não tem relação com novo prefeito

Vídeo de ato muçulmano em Nova York é de 2023 e não tem relação com novo prefeito

falsoVídeo que mostra suposta rota de fuga de chefe do Comando Vermelho foi gerado por IA

Vídeo que mostra suposta rota de fuga de chefe do Comando Vermelho foi gerado por IA

fátima
Fátima