Bruno Spada/Câmara, Edilson Rodrigues e Pedro França/Senado

🕐 ESTA REPORTAGEM FOI PUBLICADA EM Junho de 2023. INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE TEXTO PODEM ESTAR DESATUALIZADAS OU TEREM MUDADO.

Entenda como funciona a busca do Jusbrasil e como interpretar os resultados

Por Bruna Leite e Milena Mangabeira

15 de junho de 2023, 14h28

Site que organiza e disponibiliza informações públicas de órgãos oficiais, o Jusbrasil reúne 40 milhões de acessos por mês, segundo a ferramenta SimilarWeb — mais do que todos os portais do Judiciário. Prints do site têm sido usados como base para desinformação que busca associar políticos a processos judiciais nos quais não são réus.

Alguns alvos recentes foram o ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino (PSB), acusado nas redes e em audiência pública na Câmara de responder a mais de 200 processos, e a senadora Eliziane Gama, relatora da CPMI do 8 de Janeiro, associada de forma falsa a uma lista de 70 ações judiciais.

A viralização dessas e de outras publicações mentirosas passa pela forma com que as informações são apresentadas pela plataforma e esbarra na falta de conhecimento jurídico da população em geral.

O Aos Fatos preparou um guia básico de como efetuar buscas por processos judiciais no Jusbrasil e identificar detalhes que podem ajudar a entender melhor os documentos disponibilizados.

  1. Os tipos de busca processual
  2. Os diferentes atores de um processo
  3. Os erros mais comuns
Leia mais
Investigamos Com 40 milhões de acessos por mês, Jusbrasil vira fonte de informações falsas

OS TIPOS DE BUSCA PROCESSUAL

O Jusbrasil permite que usuários consultem processos judiciais de duas maneiras: inserindo o número da ação ou o nome de uma das partes envolvidas.

Caso queira encontrar informações sobre um caso específico, a forma mais certeira é usar o número CNJ (Conselho Nacional de Justiça) do processo eletrônico, que funciona como a “carteira de identidade” da ação. Para averiguar se o resultado encontrado corresponde de fato ao que se está procurando, é recomendável ter em mãos também outras informações, como o tribunal responsável pelo caso ou o teor do processo.

Já se a intenção for pesquisar o total de ações que citam o nome de um indivíduo, o ideal é fazer a busca pelo nome da parte. Nesse caso, há alguns pontos importantes a se levar em consideração:

  • Pesquise sempre o nome completo entre aspas, como “José da Silva”, para garantir que a pesquisa retorne apenas resultados com essa sequência exata de palavras;
  • Fique atento a um aviso que pode aparecer no topo da página de busca sobre a eventual presença de homônimos. No caso da busca por José da Silva, por exemplo, o Jusbrasil retorna uma lista de 32.207 processos de 3.459 pessoas diferentes (veja abaixo);

Imagem que mostra resultados de pesquisa feito pelo nome “José da Silva”, com destaques para a quantidade de processos, de homônimos; há explicação sobre os tipos de processos e participação

Homônimos. Resultado de busca no Jusbrasil pelo nome "José da Silva" retornou mais de 32 mil resultados de ao menos 3.459 pessoas diferentes (Reprodução)

  1. OS DIFERENTES ATORES DE UM PROCESSO

O fato de uma pessoa ser citada em uma ação nem sempre significa que ela é ré ou responde por um crime. Nos processos judiciais, que podem ser cíveis, trabalhistas ou criminais, indivíduos podem ocupar diferentes posições:

  • Autor: chamado de “polo ativo” do processo judicial, é o responsável por promover uma ação contra outra pessoa física ou jurídica;
  • Réu: polo passivo do processo, é quem responde à ação;
  • Representante: advogados contratados pelas partes para atuar no processo;
  • Juiz: responsável por julgar o caso e determinar a sentença.

O Jusbrasil não possui filtros que permitam que o usuário tenha acesso apenas à lista de processos em que uma pessoa consta como ré, por exemplo, mas é possível determinar em qual polo da ação um indivíduo se encontra pela posição de seu nome nos resultados da busca. Do lado esquerdo, sempre estará o polo ativo do processo e, do lado direito, sempre o ator passivo.

Veja abaixo o exemplo de dois processos envolvendo o ministro Flávio Dino. No primeiro deles, que tramita atualmente no STF (Supremo Tribunal Federal), Dino aparece do lado direito — o que significa que está no polo passivo. Já no segundo caso, ele aparece à esquerda — o que significa que está no polo ativo.

Captura de tela da busca processual mostra polo ativo da ação à esquerda e o polo passivo à direita
Ativo e passivo. Pesquisa mostra sempre o autor da ação à esquerda e o réu à direita (Reprodução)

  1. OS ERROS MAIS COMUNS

Ao buscar por processos no Jusbrasil, os usuários devem se atentar a vários pontos importantes para evitar interpretações equivocadas dos dados fornecidos pela plataforma. O Aos Fatos resume abaixo os erros mais comuns — e como evitá-los:

  • Presença de homônimos: ao pesquisar pelos processos em que uma pessoa é citada, lembre-se que sempre existe a possibilidade de que apareçam ações de outros indivíduos com o mesmo nome. Ainda que não permita a filtragem por um CPF específico, o Jusbrasil ao menos mostra no topo da lista de resultados a quantas pessoas diferentes se referem as ações listadas;
  • Diferenças entre réu, autor e representante: indivíduos podem ocupar diferentes posições em processos judiciais. É possível que o nome pesquisado apareça em uma ação como autor, réu, representante ou juiz ou ainda que seja apenas citado no processo, mas não esteja diretamente envolvido nele;
  • Citação em processo não é igual a crime: o fato de uma pessoa aparecer como ré em uma ação judicial não significa que ela necessariamente cometeu um crime. É importante considerar que há diferentes tipos de processos — cível, criminal e trabalhista — e vários desfechos possíveis para a ação, que pode terminar, inclusive, com o réu sendo absolvido.

Referências:

1. Aos Fatos
2. Poder360
3. Jusbrasil (1 e 2)
4. Conselho Nacional de Justiça

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.