🕐 ESTA REPORTAGEM FOI PUBLICADA EM Setembro de 2022. INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE TEXTO PODEM ESTAR DESATUALIZADAS OU TEREM MUDADO.

Comício de Lula em Curitiba não estava vazio; vídeo foi gravado antes do início

Por Priscila Pacheco

21 de setembro de 2022, 15h30

Um vídeo que circula nas redes sociais (veja aqui) engana ao mostrar imagens de um palco diante de pouco público e afirmar que se trata do comício do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em Curitiba. As cenas foram gravadas antes do início do evento, que começou às 11h50 do último sábado (17). Durante a fala de Lula, a área onde ocorreu o comício, conhecida como Boca Maldita, estava lotada. Segundo a Polícia Militar, o ato teve cerca de 12 mil pessoas.

O vídeo conta com ao menos 10.300 compartilhamentos no Facebook e 4.800 visualizações no Instagram nesta quarta-feira (21).


Selo não é bem assim

Comício do Lula em Curitiba

Vídeo disseminado para dizer que ato de Lula estava vazio em Curitiba não mostra momento do evento

Postagens compartilham um vídeo gravado antes do início do comício do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em Curitiba, no último sábado (17), para sugerir que o evento estava vazio, o que não é verdade. Embora o Aos Fatos não tenha identificado o horário em que a gravação foi feita, é possível ver apoiadores caminhando pela avenida Luiz Xavier e se dirigindo à região conhecida como “Boca Maldita”, no centro da capital do Paraná.

De acordo com o UOL, pessoas começaram a chegar ao local às 8h, mas o comício, marcado para 10h, começou por volta de 11h50. Imagens aéreas publicadas pelo site Poder360 mostram o local repleto de participantes. O G1 publicou imagens do público presente, que pode ser visto também na transmissão ao vivo do evento (a partir de 1h23m45s) . O ato reuniu cerca de 12 mil pessoas, segundo estimativa da PM (Polícia Militar).

Referências:

1. Poder360 (Fontes 1, 2 e 3)
2. UOL
3. G1
4. Bem Paraná
5. Google Maps


Aos Fatos integra o Programa de Verificação de Fatos Independente da Meta. Veja aqui como funciona a parceria.

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.