🕐 ESTA REPORTAGEM FOI PUBLICADA EM Outubro de 2023. INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE TEXTO PODEM ESTAR DESATUALIZADAS OU TEREM MUDADO.

Foto mostra Bolsonaro cumprimentando presidente dos Emirados Árabes Unidos, não chefe do Hamas

Por Marco Faustino

17 de outubro de 2023, 14h37

Não é verdade que uma imagem que circula nas redes mostra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) apertando a mão do líder do grupo extremista Hamas, Ismail Haniyeh. A foto registra, na verdade, um encontro entre Bolsonaro e o xeique Mohamed bin Zayed Al Nahyan, príncipe herdeiro de Abu Dhabi e atual presidente dos Emirados Árabes Unidos, durante visita do brasileiro ao país árabe em 2021.

Publicações com o conteúdo enganoso acumulavam 30 mil visualizações no TikTok e centenas de compartilhamentos no Facebook até a tarde desta terça-feira (17). As peças de desinformação também circulam no WhatsApp, plataforma na qual não é possível estimar o alcance dos conteúdos (fale com a Fátima).


Selo falso

Bolsonaro amigo do líder do Hamas

Foto em que Bolsonaro cumprimenta o xeique e atual presidente dos Emirados Árabes Unidos, Mohamed bin Zayed Al Nahyan, é difundida como se o mostrasse ao lado do chefe do Hamas

Publicações nas redes têm compartilhado uma foto em que Jair Bolsonaro cumprimenta o presidente dos Emirados Árabes Unidos, Mohamed bin Zayed Al Nahyan, como se fosse um registro de um encontro entre o brasileiro e o chefe do Hamas, Ismail Haniyeh. De autoria de Alan Santos, então fotógrafo da Presidência brasileira, a imagem foi tirada durante visita à capital Abu Dhabi em 15 de novembro de 2021 e está disponível no Flickr do Planalto.

Print da página do Flickr do Palácio do Planalto mostra Bolsonaro e o atual presidente dos Emirados Árabes Unidos, Mohamed bin Zayed Al Nahyan, apertando as mãos. Crédito aponta que foto foi tirada em 15 de novembro de 2021, nos Emirados Árabes Unidos, por Alan Santos
Visita oficial. Foto que circula fora de contexto mostra Bolsonaro e atual presidente dos Emirados Árabes Unidos, Mohamed bin Zayed Al Nahyan, em novembro de 2021 (Alan Santos/PR).

Durante a visita, segundo informações do governo brasileiro, Bolsonaro participou de eventos ligados ao setor de tecnologia e assinou acordos e memorandos de entendimento. O presidente brasileiro também presenteou o líder árabe com a Grã-Cruz da Medalha Nacional do Cruzeiro do Sul.

Na época do encontro, o presidente dos Emirados Árabes Unidos era Khalifa bin Zayed al Nahyan — irmão de Mohamed bin Zayed Al Nahyan —, que estava afastado do poder desde 2014, quando sofreu um derrame. Governante interino, Al Nahyan foi alçado à Presidência em maio de 2022, após a morte do irmão.

Leia mais
BIPE Políticos usam conflito entre Israel e Hamas para desinformar e alimentar polarização no Brasil
Nas Redes É falso que foto mostra Lula cumprimentando chefe do Hamas

Essa não é a primeira vez que Aos Fatos desmente uma peça de desinformação que tira fotos de contexto para associar políticos brasileiros ao Hamas. Na semana passada, o presidente do Irã, Ebrahim Raisi, também foi falsamente identificado como chefe do grupo extremista em posts que compartilhavam uma imagem do líder cumprimentando Lula. Até o momento, o conflito entre Hamas e Israel já deixou ao menos 4.000 mortos.

Referências:

1. Governo Federal
2. Flickr
3. IstoÉ
3. G1
4. Governo dos EUA
5. Aos Fatos

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.