Avião usado por Lula em 2019 não pertencia à XP Investimentos

Compartilhe

É falso que a XP Investimentos emprestou um avião a jato para o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), como é afirmado em um vídeo que circula nas redes sociais (veja aqui). A aeronave citada foi alugada pelo PT em 2019 e pertencia, na época, às empresas Icon Táxi Aéreo e Brisair Serviços Aeronáuticos. A XP disse que comprou o jato em 2021, e negou que o tenha emprestado ao petista.

As postagens enganosas contam com ao menos 3.570 retweets no Twitter, centenas de compartilhamentos no Facebook e dezenas de interações no TikTok nesta segunda-feira (23).


Selo falso

Vocês sabem de quem é o avião que o Lula viaja pelo Brasil? É da XP Investimentos. Emprestado pela XP Investimentos, a mesma que encomenda as pesquisas de intenção de voto do ladrão de nove dedos.

Postagem com a alegação falsa de que a XP emprestou avião a Lula

O avião a jato que levou o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) a São Paulo após deixar a prisão em Curitiba, em novembro de 2019, não foi emprestado pela XP Investimentos. Na época, a aeronave EMB-505, com matrícula PP-HUC, pertencia à Icon Táxi Aéreo e à Brisair Serviços Técnicos Aeronáuticos, e só foi comprada pela XP em 2021.

A Brisair é de propriedade dos apresentadores Luciano Huck e Angélica. Questionado sobre o uso por Lula na época, Huck afirmou que a aeronave foi alugada pela Icon, não emprestada por ele, e afirmou não ter qualquer influência sobre o contrato. No sistema da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), consta que o jatinho foi comprado pela XP Investimentos em setembro de 2021. A empresa afirma que o uso feito por Lula foi anterior à negociação e que nunca emprestou a aeronave para o ex-presidente ou outro político.

A assessoria de Lula também afirma que os aviões utilizados são alugados pelo partido, não emprestados. Atualmente, a operação da aeronave PP-HUC é feita pela Líder Táxi Aéreo.

A falsa denúncia circula nas redes sociais em vídeo que questiona a confiabilidade das pesquisas eleitorais contratadas pela XP e realizadas pelo Ipespe (Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas). A mais recente, divulgada na sexta-feira (20), mostra o ex-presidente Lula (PT) em primeiro lugar na corrida presidencial, com 44% das intenções de voto, seguido do atual chefe do Executivo, Jair Bolsonaro (PL), com 32%.


Aos Fatos integra o Programa de Verificação de Fatos Independente da Meta. Veja aqui como funciona a parceria.

Compartilhe

Leia também

falsoGoverno Lula não vai usar multa de 40% do FGTS para compensar gastos públicos

Governo Lula não vai usar multa de 40% do FGTS para compensar gastos públicos

falsoÉ montagem foto que mostra Lula abraçado a influenciador acusado de abuso sexual infantil

É montagem foto que mostra Lula abraçado a influenciador acusado de abuso sexual infantil

falsoCorrente engana ao afirmar que multinacionais anunciaram demissões em massa no Brasil

Corrente engana ao afirmar que multinacionais anunciaram demissões em massa no Brasil

fátima
Fátima