Aos Fatos inicia cobertura das eleições 2020 com nova comunicação visual e foco em tecnologia

Compartilhe

Aos Fatos inicia nesta quinta-feira (24) sua cobertura das eleições municipais de 2020. Com foco no combate à desinformação oriunda de políticos e das redes sociais, as equipes editoriais e de tecnologia e inovação do Aos Fatos desenvolveram novas iniciativas para ajudar o leitor a tomar decisões qualificadas na hora do voto.

A partir desta quinta-feira, o Aos Fatos renova sua comunicação visual nas redes sociais e sua abordagem em redes como Instagram, Instagram Stories, WhatsApp e Twitter. O objetivo é facilitar o acesso do leitor ao conteúdo produzido pela Redação e pelo Radar, de modo a dar um resumo de checagens e investigações nas peças publicadas na plataforma.

A partir de segunda-feira (28), semana que vem, o monitor de desinformação do Radar Aos Fatos passa a mostrar monitoramentos específicos para as eleições municipais de Rio e São Paulo, além de mapear desinformação eleitoral de impacto nacional. O conteúdo e os relatórios do Radar serão abertos ao público, embora assinantes da newsletter do Radar recebam insights com exclusividade antes de todos.

Além disso, o Aos Fatos publicará diariamente nas redes a temperatura e a qualidade dos debates nas redes sociais a partir de mapeamento do Radar. Essa cobertura contínua permitirá que o leitor, assim como a equipe do site, detecte mudanças substanciais nos temas comumente debatidos durante a campanha e que podem ser alvos potenciais de desinformação.

A partir de outubro, a Fátima no WhatsApp, robô checadora do Aos Fatos, também passará a enviar verificações e reportagens sobre as eleições municipais. Bastará acioná-la e seu menu apresentará a opção de envio das últimas checagens sobre a campanha. Adicione a Fátima no seu WhatsApp aqui.

Conforme a tradição, Aos Fatos também fará cobertura em tempo real de alguns debates no Rio e em São Paulo. O primeiro deles será o da Band, marcado para 1 de outubro. A equipe se dividirá e fará cobertura simultânea das duas praças.

O Aos Fatos também integra uma coalizão de checadores que vai trabalhar, junto ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral), para desmentir boatos que ataquem a lisura do processo democrático. Integrante desde 2019 do Programa de Enfrentamento à Desinformação, o Aos Fatos tem um canal direto com a corte para dirimir dúvidas quanto a denúncias de fraude e potenciais violações do direito ao voto.

"Aos Fatos chega à cobertura de sua terceira eleição com equipe afinada e inovações. De modo inédito, será possível acompanhar fluxos desinformativos em tempo real em redes como Twitter, YouTube, WhatsApp e Google Trends. Esse monitoramento cruzado nos ajudará a combater desinformação de modo mais efetivo ao mesmo tempo em que mostra ao leitor como essas narrativas são distribuídas em várias plataformas", diz Tai Nalon, diretora executiva e cofundadora do Aos Fatos.

Compartilhe

Leia também

falsoPost engana ao comparar pichação de estátua no 8 de Janeiro a vandalismo antiaborto

Post engana ao comparar pichação de estátua no 8 de Janeiro a vandalismo antiaborto

falsoVídeo em que suposta juíza dos EUA critica Moraes foi gerado por IA

Vídeo em que suposta juíza dos EUA critica Moraes foi gerado por IA

falsoÉ falso que Lula e ministros são réus em milhares de processos

É falso que Lula e ministros são réus em milhares de processos