🕐 ESTA REPORTAGEM FOI PUBLICADA EM Setembro de 2020. INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE TEXTO PODEM ESTAR DESATUALIZADAS OU TEREM MUDADO.

Aos Fatos inicia cobertura das eleições 2020 com nova comunicação visual e foco em tecnologia

24 de setembro de 2020, 16h20

Aos Fatos inicia nesta quinta-feira (24) sua cobertura das eleições municipais de 2020. Com foco no combate à desinformação oriunda de políticos e das redes sociais, as equipes editoriais e de tecnologia e inovação do Aos Fatos desenvolveram novas iniciativas para ajudar o leitor a tomar decisões qualificadas na hora do voto.

A partir desta quinta-feira, o Aos Fatos renova sua comunicação visual nas redes sociais e sua abordagem em redes como Instagram, Instagram Stories, WhatsApp e Twitter. O objetivo é facilitar o acesso do leitor ao conteúdo produzido pela Redação e pelo Radar, de modo a dar um resumo de checagens e investigações nas peças publicadas na plataforma.

A partir de segunda-feira (28), semana que vem, o monitor de desinformação do Radar Aos Fatos passa a mostrar monitoramentos específicos para as eleições municipais de Rio e São Paulo, além de mapear desinformação eleitoral de impacto nacional. O conteúdo e os relatórios do Radar serão abertos ao público, embora assinantes da newsletter do Radar recebam insights com exclusividade antes de todos.

Além disso, o Aos Fatos publicará diariamente nas redes a temperatura e a qualidade dos debates nas redes sociais a partir de mapeamento do Radar. Essa cobertura contínua permitirá que o leitor, assim como a equipe do site, detecte mudanças substanciais nos temas comumente debatidos durante a campanha e que podem ser alvos potenciais de desinformação.

A partir de outubro, a Fátima no WhatsApp, robô checadora do Aos Fatos, também passará a enviar verificações e reportagens sobre as eleições municipais. Bastará acioná-la e seu menu apresentará a opção de envio das últimas checagens sobre a campanha. Adicione a Fátima no seu WhatsApp aqui.

Conforme a tradição, Aos Fatos também fará cobertura em tempo real de alguns debates no Rio e em São Paulo. O primeiro deles será o da Band, marcado para 1 de outubro. A equipe se dividirá e fará cobertura simultânea das duas praças.

O Aos Fatos também integra uma coalizão de checadores que vai trabalhar, junto ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral), para desmentir boatos que ataquem a lisura do processo democrático. Integrante desde 2019 do Programa de Enfrentamento à Desinformação, o Aos Fatos tem um canal direto com a corte para dirimir dúvidas quanto a denúncias de fraude e potenciais violações do direito ao voto.

"Aos Fatos chega à cobertura de sua terceira eleição com equipe afinada e inovações. De modo inédito, será possível acompanhar fluxos desinformativos em tempo real em redes como Twitter, YouTube, WhatsApp e Google Trends. Esse monitoramento cruzado nos ajudará a combater desinformação de modo mais efetivo ao mesmo tempo em que mostra ao leitor como essas narrativas são distribuídas em várias plataformas", diz Tai Nalon, diretora executiva e cofundadora do Aos Fatos.

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.