Alexandre de Moraes não autorizou operação da PF na casa de Gilmar Mendes

Por Luiz Fernando Menezes

20 de março de 2024, 16h17

Não é verdade que o ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Alexandre de Moraes ordenou que a PF realizasse uma operação na casa do também ministro Gilmar Mendes, como alegam publicações nas redes. Em nota, o Supremo negou que a ação tenha ocorrido. Segundo os posts, a operação teria sido motivada por uma declaração de Gilmar alegando que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) não planejava dar um golpe de Estado. O ministro nunca disse algo semelhante.

Publicações com o conteúdo enganoso acumulavam 3.000 curtidas no Instagram e centenas de compartilhamentos no Facebook até a tarde desta quarta-feira (20).


Selo falso

URGENTE: Após Gilmar Mendes dizer que não houve golpe do ex-presidente bolsonarista Jair Bolsonaro no 8 de janeiro, Alexandre de Moraes manda a PF na casa do ministro.

Foto de Moraes circula no Instagram junto de legenda enganosa que diz que ministro autorizou operação da PF na casa de Gilmar Mendes

São mentirosas as publicações alegando que Alexandre de Moraes ordenou que a PF realizasse uma operação na casa de Gilmar após o decano afirmar em entrevista que não houve tentativa de golpe de Estado por parte do ex-presidente Jair Bolsonaro. As publicações trazem diversas alegações falsas:

  • Não há registros na imprensa e em sites oficiais de que a PF tenha realizado uma operação na residência de Gilmar Mendes;
  • O ministro também não afirmou recentemente que Bolsonaro não planejava um golpe de Estado. As peças de desinformação distorcem uma declaração dada pelo decano do STF em janeiro de 2023;
  • Na ocasião, Gilmar disse não acreditar que os manifestantes do 8 de Janeiro – e não o ex-presidente – teriam tentado dar um golpe.

Em nota, a assessoria de imprensa do STF negou que Moraes tenha autorizado uma operação contra Gilmar. As últimas notícias que envolvem o decano do Supremo e a força policial, na verdade, desmentem as peças de desinformação: em evento na última terça-feira (19), Gilmar afirmou que a PF conseguiu obter provas “convincentes” contra o governo Bolsonaro que mostravam que “algo muito ruim estava em marcha”.

Leia mais
Nas Redes Posts compartilham vídeo antigo para sugerir que Gilmar Mendes não viu tentativa de golpe no 8 de Janeiro

A declaração de Gilmar citada pelos posts enganosos foi feita em entrevista ao canal português RTP em 18 de janeiro de 2023, dez dias depois da invasão à sede dos Três Poderes. Na ocasião, o ministro disse não acreditar que as ações dos manifestantes configuravam uma tentativa de golpe de Estado.

Com o andar das investigações, no entanto, Gilmar mudou de opinião e passou a afirmar que os golpistas buscaram, sim, atentar contra a democracia. O decano votou pela condenação de réus do 8 de Janeiro pelos crimes de golpe de Estado e abolição violenta do Estado Democrático de Direito.

Referências:

1. O Globo
2. RTP
3. Aos Fatos

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.