🕐 ESTA REPORTAGEM FOI PUBLICADA EM Setembro de 2022. INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE TEXTO PODEM ESTAR DESATUALIZADAS OU TEREM MUDADO.

Vídeos sobre ‘atropelar petistas’ excluídos do TikTok tiveram 1,5 milhão de visualizações

Por Bianca Bortolon, Ethel Rudnitzki, João Barbosa e Milena Mangabeira

27 de setembro de 2022, 17h02

O TikTok excluiu nesta terça-feira (27) mais de 350 vídeos que tiravam de contexto uma imitação de um político piauiense feita por um humorista, com referência a “atropelar petistas”, para promover violência política. O áudio original é de uma apresentação do comediante João Cláudio Moreno e circulava desde o ano passado com dublagens. Antes de serem excluídas, as postagens somavam mais de 1,5 milhão de visualizações.

O Aos Fatos identificou a tendência viral e questionou a plataforma a respeito dos conteúdos na segunda-feira (26). Em resposta, a empresa excluiu todos os vídeos e o áudio — que não aparece mais na busca da biblioteca do app — e informou, em nota, que “conteúdos que ameacem ou incitem a violência não são permitidos em nossa plataforma e estes conteúdos são removidos quando identificados”.

O áudio original simula uma ligação entre uma pessoa que confessa ter atropelado um petista e um senador, que responde: “Você fez foi um bem à humanidade”. Na peça original, a situação é colocada como crítica ao ex-senador e atual prefeito de Parnaíba (PI), Mão Santa (União Brasil), que antes era aliado ao PT e em 2018 passou a se opor à legenda. O comediante, também natural do Piauí, imita a voz do político.

Nos conteúdos remixados, o contexto foi excluído e o sentido foi invertido.

A primeira postagem com o áudio no TikTok foi feita em março de 2021, publicada por um usuário cuja descrição diz “fechado com Bolsonaro 2022”. Depois dele, outros 325 usuários utilizaram o mesmo som para remixar vídeos no aplicativo. A maioria (185) dos conteúdos havia sido postada neste ano e 12 vídeos foram publicados nas últimas semanas, somando 34 mil visualizações.

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.