Vídeo não mostra trator empurrando blindado em protesto recente na França

Por Luiz Fernando Menezes

5 de fevereiro de 2024, 16h11

Foi gravado na Bélgica em 2015, e não na França recentemente, o vídeo que mostra um trator empurrando um veículo policial blindado. A imagem descontextualizada tem circulado nas redes como se fizesse parte das manifestações de agricultores franceses que têm ocorrido no país desde novembro do ano passado e perduram até o momento.

O vídeo descontextualizado tem sido compartilhado sozinho ou com outras gravações reais das manifestações na França. Até a tarde desta segunda-feira (5), a peça desinformativa reunia centenas de compartilhamentos no X (ex-Twitter) e no Facebook.

Leia mais
WHATSAPP Inscreva-se no nosso canal e receba as nossas checagens e reportagens

Selo falso

AGRICULTORES FRANCESES CONTINUAM RESISTINDO. Trator empurra veículo blindado para fora do caminho e então eles borrifam fertilizante nos capangas de Macron.

Vídeo de trator empurrando veículo blindado circula no X

Publicações nas redes têm compartilhado um vídeo que mostra um trator empurrando um veículo blindado e jogando fertilizante em policiais como se ele tivesse sido registrado recentemente na França, onde estão ocorrendo manifestações de agricultores contra o governo. As imagens, no entanto, foram gravadas em setembro de 2015 em Bruxelas, na Bélgica (veja abaixo).

Na época, produtores de leite e carne se manifestaram contra a alta taxação e a queda do preço dos produtos. Uma semana antes da manifestação em Bruxelas, agricultores franceses também haviam protestado contra o governo por causa da crise no setor.

O vídeo descontextualizado também circula nas redes de língua inglesa e francesa.

Leia mais
Nas Redes Vídeo mostra ato antifascista na Alemanha, não manifestação de agricultores contra governo alemão

É fato, no entanto, que vários países europeus, e não só a França, têm vivenciado uma onda de protestos por parte dos agricultores. Entre as principais reivindicações estão o alto custo de produção – motivado pelo aumento do preço da energia e transporte após a guerra entre Rússia e Ucrânia – e a queda nos preços dos produtos.

Na França, o setor realiza protestos desde novembro de 2023. Nos últimos dias, os manifestantes criaram pontos de incêndio, bloquearam estradas e até despejaram lixo e esterco em prédios oficiais.

Referências:

1. El Diario
2. Euronews
3. Al Jazeera
4. CNN Brasil
5. RTP
6. UOL

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.