🕐 ESTA REPORTAGEM FOI PUBLICADA EM Novembro de 2023. INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE TEXTO PODEM ESTAR DESATUALIZADAS OU TEREM MUDADO.

Vídeo não mostra cântico de louvor a Lúcifer durante cerimônia no Vaticano

Por Marco Faustino

6 de novembro de 2023, 17h09

Não é verdade que um vídeo mostra religiosos em cerimônia no Vaticano louvando Lúcifer e afirmando que Jesus Cristo é filho do diabo, como alegam publicações nas redes. As peças de desinformação distorcem o sentido de um cântico em latim: a palavra lúcifer, na realidade, significa “estrela da manhã” , e não é uma referência à entidade demoníaca. Além disso, o religioso afirma na cerimônia que Jesus Cristo é filho de Deus, e não do diabo.

Publicações com o conteúdo enganoso acumulavam 1,3 milhão de visualizações no TikTok e 18 mil compartilhamentos no Facebook até a tarde desta segunda-feira (6).


Selo falso

Louvor a Lúcifer filmado no Vaticano

Posts difundem vídeo de cerimônia no Vaticano para alegar que religiosos entoam cântico em louvor a Lúcifer, o que é falso; canção não cita entidades demoníacas

Publicações nas redes enganam ao alegar que um vídeo gravado no Vaticano mostra religiosos homenageando Lúcifer com um cântico que afirma que o diabo é pai de Jesus Cristo e jamais será derrotado. Embora Aos Fatos não tenha encontrado a gravação original, o trecho compartilhado nas redes é um registro da proclamação de Páscoa “Exultet, Praeconium Paschale”, que não faz qualquer referência à entidade demoníaca.

Escrita com letra minúscula, a palavra “lúcifer” que aparece na letra da canção significa “aquele que traz a luz” ou “estrela da manhã”.

Contatado por Aos Fatos, o professor do Departamento de Língua e Literaturas Latinas da UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina) Luiz Henrique Queriquelli afirmou que o contexto do cântico não é de apologia ao diabo. “Faz sentido que remeta à estrela da manhã, principalmente porque diz ‘lucifer matutinus’”, afirmou.

No outro trecho da canção traduzido de forma equivocada pelas peças de desinformação, o religioso entoa versos que afirmam que Jesus é filho de Deus, e não de Lúcifer. Veja abaixo a tradução correta:

Nós vos pedimos, Senhor
Que este círio, consagrado ao vosso nome
Para dissipar as trevas da noite
Arda incessantemente
E, subindo para vós como suave perfume
Junte a sua claridade à das estrelas do céu
Que ele brilhe ainda quando se levantar o astro da manhã
Aquele astro que não tem ocaso
Jesus Cristo, vosso Filho
Que, ressuscitando de entre os mortos, iluminou o gênero humano com a sua luz e a sua paz
E vive glorioso pelos séculos dos séculos

Leia mais
Nas Redes AstraZeneca não significa ‘estrelas de matar’ ou ‘estrelas da morte’ em latim

Esta peça de desinformação também foi desmentida pelo Boatos.org.

Referências:

1. Letras.mus.br
2. Logos Apologética

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.