🕐 ESTA REPORTAGEM FOI PUBLICADA EM Outubro de 2022. INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE TEXTO PODEM ESTAR DESATUALIZADAS OU TEREM MUDADO.

Vídeo mostra entrevista de Bolsonaro em 26 de outubro, não pronunciamento após derrota

Por Marco Faustino

31 de outubro de 2022, 14h58

Um vídeo com a declaração do presidente Jair Bolsonaro (PL) de que irá às “últimas consequências” em razão de “desequilíbrio” eleitoral não foi gravado após o resultado das eleições no domingo (30), como fazem crer nas redes. O registro é de cinco dias antes, 26 de outubro, quando o mandatário alegou que foram transmitidas em rádios mais inserções do PT do que do PL. Até a publicação desta checagem, o presidente não havia se manifestado sobre a derrota nas urnas para Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Publicações com o conteúdo enganoso acumulavam ao menos 40 mil compartilhamentos no Facebook nesta segunda-feira (31).


Selo falso

Posts difundem trecho de declaração de Bolsonaro no dia 26 de outubro como se fosse pronunciamento após derrota no segundo turno das Eleições 2022

Postagens nas redes sociais difundem um vídeo com trecho de declaração do presidente Jair Bolsonaro (PL) no dia 26 de outubro como se fosse um pronunciamento do mandatário após não se reeleger no domingo (30). Na ocasião, Bolsonaro alegou que iria até às últimas consequências por ter havido, segundo ele, um “desequilíbrio” na quantidade de inserções veiculadas por emissoras de rádio. Até a publicação desta checagem, ele não havia se manifestado sobre a vitória de Lula (PT).

Na ocasião registrada nas imagens, o mandatário alegava que rádios, sobretudo do Norte e Nordeste, teriam transmitido mais inserções para o PT do que para o PL. A alegação é baseada em um relatório elaborado pela campanha de Bolsonaro e enviado ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral) a fim de provar uma suposta fraude eleitoral.

O Aos Fatos analisou o material em duas ocasiões e constatou erros e fragilidades. O relatório apontou ao menos 9.764 inserções a mais do que as rádios citadas veicularam na realidade — das quais 6.906 (70% do total) para o PT e 2.858 (30%) para o PL. Por meio de amostragem, o Aos Fatos constatou que todas as rádios mencionadas no relatório transmitiram o horário eleitoral conforme a lei.

Algumas das publicações checadas alegam que, durante a declaração dada no dia 26 de outubro, Bolsonaro disse que entregará o Brasil para o Exército, o que não procede. Em nenhum momento, o mandatário afirmou isso, como pode ser conferido na transcrição do discurso, feita por meio da ferramenta Escriba, do Aos Fatos.

Lula foi eleito presidente da República neste domingo (30) com 50,90% dos votos válidos contra 49,10% de Jair Bolsonaro. A diferença entre ambos foi de 2.139.503 votos — a menor da história entre candidatos que disputaram o pleito.

Referências:

1. YouTube
2. Aos Fatos (Fontes 1, 2 e 3)
3. O Globo (Fontes 1 e 2)
4. TSE

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.