🕐 ESTA REPORTAGEM FOI PUBLICADA EM Junho de 2023. INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE TEXTO PODEM ESTAR DESATUALIZADAS OU TEREM MUDADO.

Vídeo com áudio manipulado dá a entender que Lula foi vaiado em Paris

Por Luiz Fernando Menezes

23 de junho de 2023, 14h58

É falso que o público tenha gritado “Lula ladrão, seu lugar é na prisão” durante o discurso do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no festival Power Our Planet, em Paris, na última quinta-feira (23), como afirmam peças de desinformação nas redes. Na transmissão oficial do evento, feita pela TV Brasil, é possível verificar que as palavras de ordem não foram entoadas contra o petista. O Aos Fatos verificou que o áudio com as ofensas foi inserido com o uso da ferramenta de edição de vídeos do TikTok.

Até a tarde desta sexta-feira (23), o vídeo editado acumulava cerca de 20 mil visualizações no TikTok e centenas de compartilhamentos no Facebook. A peça desinformativa também circula no WhatsApp, plataforma em que não é possível estimar o alcance (fale com a Fátima)


Selo falso

Vídeo do TikTok mostra imagem de Lula discursando e legenda que afirma presidente foi ovacionado em festival do Paris com hino mais cantado em todo mundo. Áudio com vaias foi inserido em vídeo por meio de edição

Um vídeo editado tem circulado nas redes para sugerir que o presidente Lula teria sido vaiado durante discurso na abertura do festival Power Our Planet, em Paris. O áudio em que pessoas gritam “Lula ladrão, seu lugar é na prisão” foi inserido por meio da ferramenta de edição de vídeos do TikTok, que permite que os usuários adicionem trilhas sonoras sobre gravações.

No registro original, veiculado pela TV Brasil (veja abaixo), é possível ver que, em nenhum momento, o público do festival de rock gritou palavras de ordem contra o petista. Ao fim de seu discurso, inclusive, Lula foi aplaudido pela plateia.

O presidente está cumprindo agenda na Europa desde a última terça-feira (20). Seu primeiro destino foi Roma, onde se encontrou com representantes políticos italianos; mais tarde, ele seguiu para o Vaticano, onde se encontrou com o Papa Francisco. Na última quinta-feira (22), ele seguiu para Paris e, nesta sexta (23), discursou na Cúpula para um Novo Pacto Financeiro Global, que estava sendo realizada na capital francesa.

Referências:

1. Planalto (1, 2 e 3)
2. TV Brasil
3. CNN Brasil
4. Senado

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.