🕐 ESTA REPORTAGEM FOI PUBLICADA EM Agosto de 2022. INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE TEXTO PODEM ESTAR DESATUALIZADAS OU TEREM MUDADO.

Vídeo em que público canta ‘Lula ladrão’ não foi gravado em comício do ex-presidente

Por Bruna Leite

23 de agosto de 2022, 18h28

Um vídeo que mostra pessoas gritando “Lula ladrão” não foi gravado durante um comício do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em Belo Horizonte, no dia 18 de agosto, como afirmam postagens nas redes sociais (veja aqui). As imagens foram gravadas em Juiz de Fora (MG), no dia 16 de agosto, durante um evento que contou com a presença de Jair Bolsonaro (PL), presidente e candidato à reeleição.

O vídeo viralizou no TikTok, alcançando 1 milhão de views na rede, além de dezenas de compartilhamentos no Facebook nesta terça-feira (23).


Selo falso

Primeiro comício do mula em BH

Vídeo de comício de Bolsonaro em Juiz de Fora que público grita “Lula ladrão” circula como se fosse evento do petista em Belo Horizonte

Publicações nas redes sociais enganam ao afirmar que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi chamado de ladrão durante um comício em Belo Horizonte, em 18 de agosto. O vídeo foi gravado em Juiz de Fora (MG) no dia 16 de agosto, durante o primeiro evento oficial de campanha à reeleição do presidente Jair Bolsonaro (PL).

Embora o Aos Fatos não tenha identificado a origem do vídeo, ele pode ser visto em publicações feitas nas redes sociais no mesmo dia do evento. O evento de campanha do presidente e candidato à reeleição aconteceu de dia, no centro de Juiz de Fora, próximo a prédios comerciais que aparecem na gravação.

O comício do ex-presidente Lula mencionado pelas peças desinformativas aconteceu na Praça da Estação, no centro de Belo Horizonte, que é um espaço afastado de prédios comerciais. O candidato à Presidência da República pelo PT discursou no início da noite.

Imagem mostra comício do ex-presidente Lula em Belo Horizonte no dia 18 de agosto
Belo Horizonte. Imagem mostra comício do ex-presidente Lula no dia 18 de agosto. Crédito: Ricardo Stuckert/divulgação

Essa postagem também foi checada pela Agência Lupa.

Referências:

1. TikTok
2. Poder360
3. Google Street View (1 e 2)
4. G1
5. Metrópoles


Aos Fatos integra o Programa de Verificação de Fatos Independente da Meta. Veja aqui como funciona a parceria.

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.