Vídeo de 7 de Setembro de 2022 circula como se mostrasse ato recente em Copacabana

Por Luiz Fernando Menezes

22 de abril de 2024, 13h21

Não foi gravado durante a manifestação do último domingo (21) o vídeo que mostra milhares de pessoas reunidas em torno de um carro de som na praia de Copacabana, no Rio de Janeiro. O registro que tem sido compartilhado por peças de desinformação foi feito, na realidade, durante o ato de 7 de Setembro de 2022, que contou com a participação do então presidente Jair Bolsonaro (PL).

O vídeo com o falso contexto acumulava ao menos 220 mil visualizações no TikTok e 1.000 compartilhamentos no Facebook até a tarde desta segunda-feira (22).

Leia mais
WHATSAPP Inscreva-se no nosso canal e receba as nossas checagens e reportagens

Selo falso

Copacabana 21/4. Milhares de pessoas clamando por liberdade.

Vídeo mostra milhares de pessoas em volta de caminhão de som com dizeres ‘liberdade liberdade liberdade’

Publicações nas redes têm compartilhado uma gravação feita durante a manifestação de 7 de setembro de 2022 na praia de Copacabana como se fosse um registro do protesto bolsonarista do último domingo (21). Apesar de Aos Fatos não ter identificado a publicação original, é possível encontrar o mesmo vídeo em posts anteriores ao ato do último fim de semana. Além disso, indícios presentes nas imagens permitem afirmar que a gravação foi feita em evento ocorrido no último ano do governo Bolsonaro.

Por meio de busca reversa, Aos Fatos identificou imagens muito semelhantes às divulgadas pela peça de desinformação publicadas pela imprensa e por usuários no YouTube. Nelas, é possível ver um caminhão posicionado no meio da avenida com os dizeres “liberdade liberdade liberdade” e, ao lado esquerdo, também é possível observar um guindaste verde erguendo uma bandeira do Brasil. Nenhum dos dois elementos estava presente no ato de domingo.

Comparação mostra que carro de som e guindaste que aparecem nas peças de desinformação são os mesmos que constam em vídeos do 7 de Setembro de 2022
Comparação. Elementos atestam que vídeo compartilhado como se fosse recente foi, na verdade, gravado em setembro de 2022 (Reprodução/TikTok e Youtube)

No último fim de semana, Bolsonaro e aliados participaram de um ato na praia de Copacabana convocado pelo próprio ex-presidente semanas antes. Durante sua fala, Bolsonaro voltou a pedir anistia para os condenados pelo 8 de Janeiro e elogiou o dono do X (ex-Twitter), Elon Musk, a quem apelidou de “mito”. A estimativa feita pelo Monitor do Debate Político, da USP, é de que cerca de 32,7 mil pessoas compareceram ao evento.

Referências:

1. UOL
2. g1
3. O Globo

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.