🕐 ESTA REPORTAGEM FOI PUBLICADA EM Maio de 2023. INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE TEXTO PODEM ESTAR DESATUALIZADAS OU TEREM MUDADO.

Vídeo de Bolsonaro no litoral paulista em 2022 circula como se mostrasse visita recente ao RJ

Por Luiz Fernando Menezes

15 de maio de 2023, 16h42

É falso que um vídeo que mostra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) cercado por apoiadores em uma praia foi gravado no Rio de Janeiro no último sábado (13). As imagens compartilhadas nas redes foram registradas em março de 2022, durante uma viagem do político ao litoral paulista no feriado de Carnaval.

O vídeo com o contexto enganoso tem viralizado principalmente no TikTok, onde acumulava mais de 400 mil visualizações até a tarde desta segunda-feira (15). A peça de desinformação também circula no WhatsApp, plataforma em que não é possível estimar o alcance (fale com a Fátima).


Selo falso

Bolsonaro resolveu ir na praia no Rio de Janeiro 13/5/2023

Vídeo de Bolsonaro no litoral paulista em 2022 circula como se tivesse sido gravado no RJ em maio deste ano

Publicações nas redes enganam ao afirmar que um vídeo que mostra o ex-presidente Jair Bolsonaro rodeado por banhistas em uma praia teria sido gravado no último sábado (13) no Rio de Janeiro. Conforme o Aos Fatos identificou por meio busca reversa, as imagens, na verdade, foram registradas em março do ano passado, quando ele ainda era presidente e visitava o litoral paulista.

Na ocasião, Bolsonaro se hospedou no Forte dos Andradas, em Guarujá (SP), para passar o feriado de Carnaval. O então presidente também visitou a Fortaleza de Itaipu, em Praia Grande (SP). Vídeos e fotos compartilhados nas redes e na imprensa na época mostram que o político usava na viagem roupas similares às que aparece usando na gravação compartilhada pelas peças de desinformação.

É fato que Bolsonaro estava no Rio de Janeiro no último sábado, mas não há registros de que tenha ido à praia. Em seu TikTok oficial, o ex-presidente divulgou um vídeo em que aparece cumprimentando apoiadores na saída de um restaurante.

Referências:

1. Correio Braziliense
2. UOL
3. TikTok (@bolsonaromessiasjair)

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.