🕐 ESTA REPORTAGEM FOI PUBLICADA EM Setembro de 2022. INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE TEXTO PODEM ESTAR DESATUALIZADAS OU TEREM MUDADO.

Vídeo mostra ato bolsonarista na Avenida Paulista em 2021, não em 2022

Por Marco Faustino

12 de setembro de 2022, 12h53

Um vídeo de 2021 que mostra apoiadores do presidente Jair Bolsonaro (PL) na Avenida Paulista, em São Paulo, voltou a circular como se tivesse sido gravado no Sete de Setembro deste ano (veja aqui). As imagens foram registradas em manifestações que contaram com a presença do presidente, no ano passado. Aliados do governo publicaram as imagens no dia 7 de setembro daquele ano.

Postagens com o vídeo em contexto enganoso acumulavam ao menos 5.500 compartilhamentos no Facebook nesta segunda-feira (12).


Selo não é bem assim

Avenida Paulista em 9/22

Posts difundem vídeo gravado na avenida Paulista em 7 de setembro de 2021, como se tivesse sido em 2022

Um vídeo gravado no topo de um prédio na avenida Paulista, em São Paulo, não mostra o Sete de Setembro de 2022, como afirmam postagens. As imagens de uma multidão vestida de verde e amarelo foram gravadas no dia em que se comemora a Independência do Brasil em 2021. A filmagem foi compartilhada na época pelo assessor especial para Assuntos Internacionais da Presidência, Filipe Martins. O presidente Jair Bolsonaro discursou naquela ocasião.

No ato de 7 de setembro de 2021, cerca de 125 mil apoiadores do presidente se reuniram no local para ouvir o seu discurso, que teve ataques ao ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Alexandre de Moraes. Neste ano, o ato não contou com a presença de Bolsonaro, e a estimativa de público foi de 50 mil pessoas, segundo a Secretaria de Segurança Pública de São Paulo.

Referências:

1. Twitter
2. UOL (Fontes 1 e 2)
3. G1


Aos Fatos integra o Programa de Verificação de Fatos Independente da Meta. Veja aqui como funciona a parceria.

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.