Um vídeo de 2021 que mostra apoiadores do presidente Jair Bolsonaro (PL) na Avenida Paulista, em São Paulo, voltou a circular como se tivesse sido gravado no Sete de Setembro deste ano (veja aqui). As imagens foram registradas em manifestações que contaram com a presença do presidente, no ano passado. Aliados do governo publicaram as imagens no dia 7 de setembro daquele ano.
Postagens com o vídeo em contexto enganoso acumulavam ao menos 5.500 compartilhamentos no Facebook nesta segunda-feira (12).
Avenida Paulista em 9/22
Um vídeo gravado no topo de um prédio na avenida Paulista, em São Paulo, não mostra o Sete de Setembro de 2022, como afirmam postagens. As imagens de uma multidão vestida de verde e amarelo foram gravadas no dia em que se comemora a Independência do Brasil em 2021. A filmagem foi compartilhada na época pelo assessor especial para Assuntos Internacionais da Presidência, Filipe Martins. O presidente Jair Bolsonaro discursou naquela ocasião.
No ato de 7 de setembro de 2021, cerca de 125 mil apoiadores do presidente se reuniram no local para ouvir o seu discurso, que teve ataques ao ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Alexandre de Moraes. Neste ano, o ato não contou com a presença de Bolsonaro, e a estimativa de público foi de 50 mil pessoas, segundo a Secretaria de Segurança Pública de São Paulo.
Aos Fatos integra o Programa de Verificação de Fatos Independente da Meta. Veja aqui como funciona a parceria.