Vídeo mostra ato antifascista na Alemanha, não protesto do agronegócio contra o governo

Por Marco Faustino

6 de fevereiro de 2024, 15h06

Não é verdade que um vídeo gravado na cidade de Hamburgo, na Alemanha, mostra uma manifestação de agricultores contra os cortes em subsídios e o aumento de impostos. As imagens, na realidade, retratam um ato organizado contra o partido de extrema-direita AfD (Alternativa para a Alemanha), acusado de planejar uma deportação em massa de imigrantes.

Publicações contendo o vídeo fora de contexto acumulavam 5.000 curtidas no Instagram, milhares de curtidas no Twitter e centenas de compartilhamentos no Facebook até a tarde desta terça-feira (6).

Leia mais
WHATSAPP Inscreva-se no nosso canal e receba as nossas checagens e reportagens

Selo falso

Protesto do Agro na Alemanha

Posts difundem um vídeo que mostra um protesto antifascista contra o partido de extrema-direita alemão AfD, em janeiro, como se fosse um ato organizado por produtores rurais

Posts nas redes difundem um vídeo que mostra um protesto antifascista contra o partido de extrema-direita alemão AfD, ocorrido em Hamburgo, em 19 de janeiro de 2024, como se fosse um ato organizado por produtores rurais do país contra o fim de subsídios e benefícios fiscais.

O protesto ocorreu após o site Correctiv publicar uma reportagem que alegava que membros do AfD teriam se reunido com grupos neonazistas para planejar uma suposta deportação em massa de imigrantes caso a sigla chegasse ao poder. As próximas eleições para o Parlamento alemão ocorrem em fevereiro, e o AfD está em segundo lugar nas pesquisas. A notícia gerou reações e discussões sobre possíveis banimentos e cortes de financiamento do partido.

O chanceler alemão Olaf Scholz, integrante do SPD (Partido Social-Democrata da Alemanha), que governa o país, condenou o plano e o classificou como ideologia racial nazista.

É fato, no entanto, que um grupo de agricultores alemães têm realizado protestos contra o atual governo desde dezembro. Os atos foram motivados pela aprovação de um orçamento que cortou subsídios e benefícios agrícolas tradicionais e aumentou os impostos do setor.

Leia mais
Nas Redes Vídeo não mostra trator empurrando blindado em protesto recente na França
Nas Redes Vídeo mostra ato antifascista na Alemanha, não manifestação de agricultores contra governo alemão

Referências:

1. YouTube
2. Instagram
3. Correctiv
4. g1 (Fontes 1 e 2)
5. DW
6. Euronews
7. Bloomberg

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.