🕐 ESTA REPORTAGEM FOI PUBLICADA EM Outubro de 2019. INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE TEXTO PODEM ESTAR DESATUALIZADAS OU TEREM MUDADO.

Torre Eiffel não foi iluminada de vermelho em homenagem a Lula

Por Luiz Fernando Menezes

7 de outubro de 2019, 12h15

É falsa a informação de que a Torre Eiffel, em Paris, foi iluminada de vermelho para homenagear o ex-presidente Lula (veja aqui). Na última quinta-feira (3), o petista recebeu o título de cidadão honorário da prefeitura de Paris, mas Aos Fatos não encontrou nenhum registro na imprensa local ou no site e redes sociais oficiais do monumento sobre a mudança na iluminação da torre por conta da homenagem. A foto usada na peça de desinformação também é antiga, de janeiro de 2004, quando a torre ganhou iluminação avermelhada para comemorar o Ano-Novo chinês.

Publicada por perfis pessoais e páginas no Facebook, a postagem com essa informação falsa tem mais de 2.000 compartilhamentos até a tarde desta segunda-feira (7). Todas elas foram marcadas com o selo FALSO na ferramenta de monitoramento da rede social (entenda como funciona).


FALSO

Torre Eiffel vermelha em homenagem ao mais novo cidadão honorário de Paris, Luiz Inácio Lula da Silva. Essa Torre jamais acenderá para homenagear um covarde fujão individualista.

Publicações que circulam nas redes sociais afirmam que a Torre Eiffel ganhou uma iluminação avermelhada em homenagem ao ex-presidente Lula, que recebeu o título de cidadão honorário de Paris. O petista de fato ganhou a menção honrosa por parte da prefeitura da capital francesa no último dia 3, mas não é verdade que torre tenha mudado a cor por causa disso.

A imagem que é compartilhada com a peça de desinformação é de janeiro de 2004 e está disponível no Flickr do fotógrafo Zedwarf. Segundo ele, a fotografia foi tirada naquele ano durante as comemorações do Ano-Novo chinês em Paris. O site oficial do monumento confirma essa informação.

Aos Fatos, no entanto, não encontrou registros nem no site nem nas contas oficiais do monumento nas redes sociais de que a torre tenha sido iluminada de vermelho na semana passada. No último dia 4, por exemplo, a torre ganhou a cor rosa em referência ao Outubro Rosa, mês de conscientização sobre o câncer de mama.

A iluminação vermelha também já foi usada em outras ocasiões. Em junho de 2016, por exemplo, o monumento foi iluminado de vermelho e branco em homenagem às vítimas de um atentado suicida ocorrido em Istambul, na Turquia.

É fato, no entanto, que a prefeitura de Paris concedeu o título de cidadão honorário ao ex-presidente Lula na última quinta-feira. De acordo com a prefeitura, “Lula se destacou por uma política proativa de combate às discriminações raciais especialmente marcadas no Brasil”.

Referências:

1. TourEiffel.Paris
2. RFI
3. G1

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.