Reportagem sobre aumento da fome e da pobreza na Bahia é de 2021, não atual

Por Marco Faustino

20 de março de 2024, 18h32

É de setembro de 2021 uma reportagem do SBT Brasil sobre o aumento da pobreza e da fome na Bahia. Peças de desinformação nas redes têm compartilhado um trecho editado e descontextualizado do telejornal para fazer crer que a piora nos indicadores socioeconômicos do estado seria recente. A reportagem, no entanto, foi ao ar durante a gestão de Jair Bolsonaro (PL) e relatava problemas agravados pela pandemia de Covid-19.

Publicações que compartilham a reportagem acompanhada do contexto enganoso acumulavam 4.500 compartilhamentos no Facebook nesta quarta-feira (20).

Leia mais
WHATSAPP Inscreva-se no nosso canal e receba as nossas checagens e reportagens

Selo não é bem assim

30/01/2024. Bahia 20 anos de PT. Estado mais miserável do Brasil. O pai dos pobres é assim mesmo

Posts difundem trecho editado de reportagem exibida em 2019 sobre a situação de pobreza e fome na Bahia como se fosse recente

Publicações nas redes têm compartilhado como se fosse recente uma versão editada de uma reportagem do SBT Brasil de setembro de 2021 sobre o agravamento de problemas socioeconômicos na Bahia. O trecho adulterado omite o momento em que o apresentador afirma que o aumento da fome no estado e no país estava relacionada à pandemia de Covid-19. Na época em que o vídeo foi veiculado, o governador era Rui Costa (PT), e o presidente era Jair Bolsonaro.

No trecho compartilhado pelos posts enganosos, os apresentadores afirmam que a Bahia concentra a maior taxa de pobreza do país. Os dados integram um levantamento feito em 2019 pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Naquela época, o instituto verificou que o estado concentrava o maior número absoluto de pessoas em situação de extrema pobreza e o segundo maior de pessoas abaixo da linha da pobreza. Proporcionalmente, a Bahia ocupava a sexta e a 12ª colocação, respectivamente.

Levantamento mais recente, divulgado em dezembro do ano passado a partir de dados de 2022, mostra que a situação na região piorou. No último ano do governo Bolsonaro, a Bahia tinha o quarto maior índice de extrema pobreza do país e o oitavo maior índice de pobreza. Ainda não há dados similares sobre 2023.

Leia mais
HQ O que significam os números da fome no Brasil? Fátima explica

Fome. Dados do 2º Inquérito Nacional sobre Insegurança Alimentar no Contexto da Pandemia da Covid-19 no Brasil, produzido pela Rede Penssan (Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional) mostram que, entre 2021 e 2022, 11,4% dos domicílios baianos sofriam com insegurança alimentar grave — situação em que não há o que comer. A média nacional era de 15,5%.

Não foram divulgados dados mais recentes em nível estadual que permitam verificar se a situação melhorou posteriormente. Em nível nacional, no entanto, ocorreu uma redução no índice. De acordo com levantamento do Instituto Fome Zero, 9,2% dos brasileiros sofriam com insegurança alimentar grave no último trimestre de 2023.

Leia mais
Nas Redes Lula disse em entrevista ao SBT que 735 milhões de pessoas passam fome no mundo, não no Brasil

Governos petistas. É fato que a Bahia é comandada há quase 20 anos por governos petistas, como alegam as peças de desinformação. Desde 2007, foram eleitos Jaques Wagner (PT), Rui Costa (PT), e, mais recentemente, Jerônimo Rodrigues (PT).

Referências:

1. YouTube
2. g1
3. IBGE
4. Rede Penssan
5. Instituto Fome Zero

CORREÇÃO: Uma versão anterior desta checagem informava, erroneamente, que Paulo Souto foi eleito governador da Bahia pelo PT. Souto foi eleito governador pelo antigo PFL (hoje União Brasil) em 1994 e 2002. A alteração foi feita às 12h de 25 de março de 2024.

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.