🕐 ESTA REPORTAGEM FOI PUBLICADA EM Abril de 2023. INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE TEXTO PODEM ESTAR DESATUALIZADAS OU TEREM MUDADO.

Publicações nas redes enganam ao afirmar que Donald Trump foi preso

Por Luiz Fernando Menezes

5 de abril de 2023, 18h44

Não é verdade que o ex-presidente americano Donald Trump foi preso nesta terça-feira (4), como alegam publicações que passaram a circular nas redes sociais nesta semana. Acusado de 34 crimes ligados à falsificação de registros comerciais, ele compareceu a um tribunal em Nova York para participar de uma audiência judicial, mas, até o momento, responde ao processo em liberdade.

Publicações com a afirmação enganosa acumulavam mais de 100 mil curtidas no Instagram e 5.000 compartilhamentos no Twitter até a tarde desta quarta-feira (28).


Selo falso

Donald Trump é oficialmente o primeiro ex-presidente dos Estados Unidos a ser preso por acusações criminais.

Post engana ao dizer que Donald Trump foi preso

Donald Trump se tornou, nesta terça-feira (4), o primeiro ex-presidente americano réu por acusações criminais na história do país. Ao contrário do que afirmam publicações nas redes, no entanto, o republicano não foi preso: após participar de audiência judicial na tarde de ontem, Trump retornou à sua casa na Flórida. Acusado de 34 crimes ligados à falsificação de documentos, o ex-presidente ainda não foi julgado e responde ao processo em liberdade.

Há, inclusive, imagens que mostram o político e empresário chegando a Palm Beach, na Flórida, onde está localizada uma de suas residências (veja abaixo). Após retornar ao estado, Trump também se encontrou com apoiadores e fez um discurso no qual disse que seu único crime foi “defender a nação daqueles que buscam destruí-la”. O ex-presidente afirmou ser inocente perante um tribunal em Nova York.

Frame mostra chegada de Donald Trump no aeroporto de Palm Beach, na Flórida, na tarde da última terça-feira (4)
Retorno. Trump voltou para Flórida logo após participar da audiência judicial em Nova York (Reprodução/Fox 35 Orlando)

Trump é acusado de falsificar registros comerciais para esconder o pagamento do silêncio da atriz de filmes pornográficos Stormy Daniels, com a qual supostamente teria tido um caso em 2006. A próxima audiência está prevista para 4 de dezembro deste ano e o processo não impede sua candidatura às eleições presidenciais.

A alegação enganosa de que o ex-presidente teria sido preso passou a circular em redes brasileiras e estrangeiras logo após o político comparecer ao tribunal. A peça foi disseminada por páginas de fofoca e entretenimento e chegou a ser compartilhada pela deputada e presidente do PT, Gleisi Hoffmann (PR), em seu Twitter e Instagram oficiais. Contatada por Aos Fatos, a assessoria de imprensa da parlamentar admitiu o erro no post, que não havia sido deletado até a publicação desta checagem.

Referências:

1. CNN
2. Fox
3. G1 (1 e 2)

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.