Por cobertura eleitoral, Aos Fatos recebe menção honrosa no Premio a la Excelencia Periodística 2019

Compartilhe

O Aos Fatos recebeu nesta quarta-feira (7) menção honrosa na categoria cobertura noticiosa móvel do Premio a la Excelencia Periodística 2019 concedido pela SIP (Sociedad Interamericana de Prensa). Outorgada anualmente, a premiação contemplou também jornalistas de Argentina, Chile, Colômbia, Estados Unidos, México, Nicaragua e Venezuela.

Os jornalistas Sérgio Spagnuolo, Tai Nalon, Bernardo Moura, Ana Rita Cunha, Bárbara Libório, Luiz Fernando Menezes, Alexandre Aragão e Judite Cypreste integram a equipe do Aos Fatos que recebeu a honraria em função de sua cobertura eleitoral por meio do aplicativo WhatsApp.

Em 2018, Aos Fatos lançou seu canal no aplicativo, por meio do qual recebe dicas de checagem e envia diariamente sua produção editorial (inscreva-se aqui). Durante as eleições, a plataforma se destacou ao criar listas específicas para cobertura em tempo real de debates com presidenciáveis e checagem de boatos. Além disso, Aos Fatos desenvolveu formatos próprios em imagem e texto para veicular informações verificadas no WhatsApp, aplicativo onde foram travadas as principais batalhas contra a desinformação.

"A cobertura das eleições de 2018 foi um marco para o Aos Fatos e um desafio pessoal para todos os jornalistas envolvidos nessa empreitada. O avanço da desinformação nas redes mudou o paradigma da checagem de fatos e, com isso, a necessidade de ter iniciativas perenes, profissionais e sofisticadas de combate a esse fenômeno. É um grande incentivo", disse Tai Nalon, diretora executiva e editorial do Aos Fatos.

Mais de 1.200 projetos foram inscritos nas 14 categorias do prêmio. O presidente da Comissão de Prêmios da SIP, Marcel Granier, presidente da venezuelana RCTV, destacou que esse número "demonstra a força de um jornalismo que denuncia os males dos nossos países e joga luz sobre problemas, de forma a melhorar nossas comunidades".

No Brasil, também foram premiados jornalistas da TV Record, na categoria direitos humanos, pela reportagem "Piaçaba: exploração no coração da Amazônia", e jornalistas do site brasiliense Metrópoles, com a reportagem "O levante dos ribeirinhos", na categoria meio ambiente.

Compartilhe

Leia também

falsoÉ falso que advogado de ex-chefe da Marinha admitiu que Bolsonaro teria dado ‘curso prático de golpe’

É falso que advogado de ex-chefe da Marinha admitiu que Bolsonaro teria dado ‘curso prático de golpe’

falsoPGR não ofereceu acordo a Débora dos Santos para evitar julgamento pelo 8 de Janeiro

PGR não ofereceu acordo a Débora dos Santos para evitar julgamento pelo 8 de Janeiro

falsoPosts enganam ao alegar que advogado foi impedido de defender Filipe Martins em julgamento no STF

Posts enganam ao alegar que advogado foi impedido de defender Filipe Martins em julgamento no STF