Não há evidências de que o vinagre de álcool extermina o mosquito da dengue

Por Marco Faustino

27 de fevereiro de 2024, 18h25

Não há evidências científicas que sustentem que o vinagre de álcool seja eficaz para exterminar o Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, como alegam publicações nas redes. A substância não é recomendada por especialistas e programas oficiais de combate à doença, que apontam como principal medida preventiva a eliminação de focos de água parada.

Publicações com o conteúdo enganoso acumulavam centenas de compartilhamentos no Facebook nesta terça-feira (27) e circulam também no WhatsApp, plataforma na qual não é possível estimar o alcance dos conteúdos (fale com a Fátima).

Leia mais
WHATSAPP Inscreva-se no nosso canal e receba as nossas checagens e reportagens

Selo falso

Vinagre de álcool combate a dengue

Diferentemente do que é alegado por posts nas redes, espalhar recipientes com vinagres não é uma medida eficaz para matar o mosquito transmissor da dengue

Espalhar recipientes com vinagre de álcool em um ambiente não é uma medida eficaz para exterminar o mosquito transmissor da dengue, como alegam posts nas redes. Em nota, as secretarias de Saúde de São Paulo e do Rio de Janeiro informaram que não há indicação ou recomendação que ateste a eficácia de qualquer tipo de vinagre no combate ao Aedes aegypti. A substância tampouco é citada entre as medidas de prevenção à doença recomendadas pelo Ministério da Saúde.

A eficácia do método também foi descartada por especialistas consultados pelo Aos Fatos.

A epidemiologista Andrea Von Zuben, diretora do Departamento de Vigilância em Saúde de Campinas (SP), afirma que não há qualquer evidência científica que embase a alegação feita pelos posts desinformativos. De acordo com ela, ainda que, a depender da concentração, o vinagre possa matar as larvas do mosquito, o método é muito menos prático do que o recomendado pelas autoridades, que é a eliminação de focos de água parada que possam servir como possíveis criadouros.

O posicionamento é semelhante ao da bióloga Maria Helena Menezes Estevam Alves, pesquisadora do Laboratório de Imunopatologia da UFPE (Universidade Federal de Pernambuco). “Pode-se achar que a presença de álcool mataria o mosquito, mas vale salientar que a concentração utilizada em vinagres é muito pequena. A melhor forma de evitar o mosquito seria retirar todo foco de água parada”, diz.

Cabe ressaltar que o vinagre de álcool também não atua como repelente contra o Aedes aegypti.

Leia mais
Nas Redes Não há evidências de que coquetel com vitaminas e própolis seja eficaz contra dengue
Nas Redes Não há evidências científicas de que a ivermectina seja eficaz contra a dengue
Nas Redes É falso que suco de limão e caldo de cana curam a dengue

O Ministério da Saúde orienta que a população adote as seguintes medidas para a prevenção da dengue:

  • Remover recipientes que possam acumular água e se transformar em criadouros de mosquitos;
  • Vedar reservatórios e caixas d’água;
  • Desobstruir calhas, lajes e ralos para evitar o acúmulo de água;
  • Usar telas nas janelas e repelentes em áreas que possuam muitos mosquitos.

Esta peça de desinformação também foi verificada pela AFP Checamos, Lupa, Comprova, Fato ou Fake, e pelo UOL Confere.

Referências:

1. Ministério da Saúde (1 e 2)
2. Embrapa
3. Portal Regional da BVS

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.