🕐 ESTA REPORTAGEM FOI PUBLICADA EM Novembro de 2022. INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE TEXTO PODEM ESTAR DESATUALIZADAS OU TEREM MUDADO.

Vídeo é editado para dizer que Lula se corrigiu e só prometeu ‘picanha de soja’

Por Bruna Leite

30 de novembro de 2022, 17h14

Um vídeo que circula nas redes sociais foi editado para dar a entender que o presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), disse que a “picanha” citada por ele durante a campanha eleitoral era, na verdade, “de soja”. As cenas não foram gravadas depois da eleição, mas em 24 de outubro, durante o podcast Desce a Letra Show. Questionado sobre falas durante a eleição em que citou “picanha e cerveja” para a população, Lula disse que estava prometendo “recuperar a economia desse país para que o povo possa (…) convocar a família e comer um churrasquinho, tomar uma cerveja” e que “quem não gosta de carne pode comer um bife de soja, um pastel de caju, qualquer coisa”.

Até esta quarta-feira (30), a publicação com o conteúdo enganoso acumulava 3 milhões de visualizações e mais de 100 mil curtidas no Instagram. No TikTok, a postagem ultrapassou 5,3 milhões de visualizações e 200 mil curtidas, além de circular também no Telegram e WhatsApp, nos quais não é possível estimar o alcance (fale com a Fátima).


Selo falso

Lula se corrige e diz que prometeu ‘picanha de soja’

Reprodução de postagem desinformativa que edita e tira de contexto fala do presidente eleito, Lula.

Postagens que circulam nas redes sociais editam uma fala de Lula para sugerir que ele mudou de opinião sobre a “picanha” prometida durante a campanha eleitoral. Em algumas declarações durante a campanha, Lula afirmou que gostaria que o povo voltasse a “comer picanha e tomar cerveja”: no vídeo original, na edição do podcast Desce a Letra Show de 24 de outubro — entre o primeiro e o segundo turno —, Lula disse que quem não gostava de carne poderia comer “um bife de soja”.

O momento em que Lula afirma “quem não gosta de carne” foi cortado nos vídeos que circulam nas redes sociais, que emendam as frases: “Na verdade eu não estou prometendo churrasco, o que eu estou prometendo é que a gente vai voltar para recuperar a economia desse país, para que o povo possa comer” com “um bife de soja, um pastel de caju, qualquer coisa”.

Confira o trecho original:

“Na verdade, eu não tô prometendo churrasco. O que eu tô prometendo é que a gente vai voltar a recuperar a economia desse país para que o povo possa, sabe, num final de semana eu convocar a família e comer um churrasquinho, tomar uma cerveja. Quem não gosta de cerveja pode tomar refrigerante ou água. Quem não gosta de carne pode comer um bife de soja, um pastel de caju, qualquer coisa. O importante é que a gente tem que despertar no povo o interesse de fazer as coisas que eles gostam de fazer. A vida não é só sofrimento. Você acha que tem graça o cidadão nascer, passar toda a vida passando fome, morando mal, comendo mal e depois morrer? Isso não é verdade. Daí pra ir pro céu? Não, a gente quer ir pro céu agora. A gente quer ir pro céu no dia a dia. A gente quer comer, a gente quer trabalhar, quer ganhar bem, a gente quer se vestir bem.

A transcrição completa da entrevista está no Banco de Discursos do Aos Fatos, que foi abastecido com declarações dos candidatos durante a campanha eleitoral.

Referências:
1. YouTube
2. Banco de Discursos

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.