Trata-se de uma montagem a foto em que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) aparece ao lado de Domingos Brazão, conselheiro do Tribunal de Contas do Rio de Janeiro e ex-deputado estadual que foi citado em delação como mandante do assassinato da vereadora Marielle Franco (PSOL). No registro original, quem aparece ao lado de Lula é o deputado federal Pedro Paulo (PSD-RJ).
Publicações com o conteúdo enganoso acumulavam centenas de curtidas no Instagram nesta quarta-feira (31) e milhares de visualizações no Kwai. As peças enganosas circulam também no Telegram e no WhatsApp, plataforma na qual não é possível estimar o alcance dos conteúdos (fale com a Fátima).
Foto mostra Domingos Brazão ao lado de Lula
É montagem a foto difundida nas redes que mostra o presidente Lula ao lado do conselheiro do Tribunal de Contas do Rio de Janeiro e ex-deputado estadual Domingos Brazão. O registro original foi feito durante um jantar na Gávea Pequena, residência oficial do prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PSD), em fevereiro de 2015, e mostra Lula ao lado do deputado federal Pedro Paulo, então secretário municipal de coordenação de governo da cidade do Rio de Janeiro. Na foto também aparecem os ex-governadores Luiz Fernando Pezão (MDB) e Sérgio Cabral (MDB).
A foto adulterada circula nas redes para fazer crer que Lula teria envolvimento com Brazão. Segundo reportagem publicada na última terça-feira (29) pelo Intercept Brasil, Ronnie Lessa, preso pelo crime, afirmou em delação ainda não homologada pelo Judiciário que Domingos Brazão foi o “autor intelectual” dos assassinatos da vereadora Marielle Franco e do motorista Anderson Gomes em 2018.
Brazão já tinha sido citado pela PF (Polícia Federal) como um dos supostos mandantes e, em setembro de 2019, a então procuradora-geral da República, Raquel Dodge, também indicou indícios de “autoria intelectual”. Brazão nega ligação com o crime.