🕐 ESTA REPORTAGEM FOI PUBLICADA EM Abril de 2023. INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE TEXTO PODEM ESTAR DESATUALIZADAS OU TEREM MUDADO.

Não é verdade que Lula acabou com INSS e Farmácia Popular

Por Luiz Fernando Menezes

18 de abril de 2023, 18h03

Não é verdade que o governo Lula suspendeu os serviços do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), como o pagamento de aposentadorias, e acabou com o programa Farmácia Popular, conforme afirmam publicações nas redes. Tanto a autarquia quanto o programa de distribuição de medicamentos continuam em atividade.

Os vídeos com as alegações enganosas acumulavam ao menos 30 mil visualizações no Kwai, milhares de visualizações no TikTok e centenas de compartilhamentos no Facebook até a tarde desta terça-feira (18).


Selo falso

Acordei agora com essa notícia, que esse vagabundo aqui, ó, do Lula, vai cortar o INSS das pessoas, dos idosos, vai cortar aposentadoria, vai acabar a mamata dos idosos. (...) Até as Farmácias Populares esse vagabundo fechou.

Vídeo engana ao dizer que INSS teve serviços suspensos e programa Farmácia Popular foi encerrado

Em vídeo que circula nas redes sociais, um homem mente ao afirmar que o governo Lula suspendeu as atividades do INSS e irá cortar aposentadorias e pensões. Além de não haver qualquer anúncio semelhante publicado nos sites oficiais do governo, a assessoria da autarquia negou ao Aos Fatos que tenha ocorrido qualquer interrupção no pagamento de benefícios. Diferentemente do que afirma o autor do vídeo, também não houve qualquer anúncio de encerramento do programa Farmácia Popular.

Não há sequer notícias de que o INSS tenha realizado alguma operação nacional de grande porte para identificar fraudes previdenciárias. De acordo com a autarquia, as fiscalizações “são constantes e rotineiras”. Houve casos de prisões e desarticulações de fraudes no último mês no Rio Grande do Norte, em São Paulo, no Piauí e no Maranhão, por exemplo.

Essa é a segunda peça de desinformação desmentida pelo Aos Fatos nesta semana que alega que o governo suspendeu o pagamento de benefícios previdenciários. Publicações também têm compartilhado um vídeo antigo para fazer crer que o INSS teria ameaçado paralisar suas atividades por falta de recursos financeiros.

Farmácia Popular. Na parte final do vídeo, o homem diz ainda que o governo teria “fechado as farmácias populares”, o que também é falso. O programa, criado em 2004 para distribuir medicamentos de forma gratuita ou com desconto, continua em vigor no Brasil.

De acordo com dados do Ministério da Saúde, há atualmente 30.063 farmácias conveniadas com o Farmácia Popular em 4.452 municípios. Só entre janeiro e março deste ano, a pasta despendeu R$ 650 milhões em recursos destinados ao programa.

Referências:

1. INSS
2. Ministério da Previdência Social (1, 2, 3 e 4)
3. Aos Fatos
4. Ministério da Saúde (1 e 2)

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.