Golpe oferece livro atribuído a Trump e Bolsonaro que eles não escreveram

Compartilhe

Não é verdade que Donald Trump e Jair Bolsonaro (PL), ex-presidentes dos Estados Unidos e do Brasil, escreveram juntos um livro e um documentário intitulados “Além das Fronteiras: Uma Jornada de Conservadorismo”. Publicações com essa alegação tentam vender os produtos e aplicam um golpe em usuários.

Posts com o conteúdo enganoso acumulavam centenas de compartilhamentos no Facebook até a tarde desta segunda-feira (29). As peças de desinformação circulam também no Telegram e no WhatsApp, plataforma na qual não é possível estimar o alcance dos conteúdos (fale com a Fátima).


Selo falso

O DOCUMENTÁRIO E LIVRO DESENVOLVIDOS POR DONALD TRUMP E JAIR BOLSONARO DOMINARAM OS ESTADOS UNIDOS, ALCANÇANDO O TOPO DAS VENDAS! O poderoso Além das Fronteiras: Uma Jornada de Conservadorismo conquistou o PRIMEIRO lugar em audiência, acessos e compartilhamentos nos EUA em APENAS 4 HORAS! A versão em Português acabou de chegar ao Brasil

Posts que prometem livro e documentário escritos por Trump e Bolsonaro aplicam golpe nos usuários

Publicações nas redes têm compartilhado links vendendo um livro e um documentário intitulados “Além das Fronteiras: Uma Jornada de Conservadorismo”, supostamente escritos por Trump e Bolsonaro, pelo valor de R$ 29,90. O estratagema é, na verdade, um golpe.

As peças de desinformação difundem um suposto vídeo em que Trump divulgaria as obras. A gravação, na realidade, é de 2022 e mostra a declaração de apoio de Trump a Bolsonaro para as eleições brasileiras daquele ano. Trump não faz qualquer menção a livros ou documentários.

Em seguida, os usuários são direcionados a sites que informam que a suposta obra, da Editora Brasil Livre, “traz à tona todos os detalhes e falcatruas nas quais qualquer pessoa nunca imaginou sobre a política de esquerda” (sic). Aos Fatos não localizou qualquer livro ou documentário que tenha sido produzido em conjunto por Trump e Bolsonaro, nem a obra intitulada “Além das Fronteiras: Uma Jornada de Conservadorismo”. Também não há registros da existência de uma editora chamada “Brasil Livre”

Na sequência, os usuários são encaminhados a uma plataforma de pagamento na qual são oferecidos outros livros falsos, como “Jair Bolsonaro: A Verdade Nunca Contada”, descrito como livro oficial do ex-presidente, e “Primeira-dama do povo”, que contaria a trajetória de Michelle Bolsonaro. Em setembro, Bolsonaro reclamou de falsas obras que usam seu nome e afirmou que nunca lançou um livro.

Leia mais
Nas Redes Golpistas usam vídeo manipulado para fazer crer que Havan está vendendo smartphones a R$179
Nas Redes Golpe usa vídeos falsos de personalidades, de Lula a Felipe Neto, para vender versão inexistente do jogo Subway Surfers
Leia mais
WHATSAPP Inscreva-se no nosso canal e receba as nossas checagens e reportagens

Queixas. No Reclame Aqui há denúncias de consumidores que relatam que receberam um arquivo em formato PDF que fala somente sobre a trajetória de vida de Bolsonaro e que tece um breve comentário sobre as próximas eleições. A promessa de conter revelações sobre a política mundial não é cumprida. Já sobre o livro “Verdade Nunca Contada” há denúncias de que consumidores não receberam qualquer tipo de conteúdo após a compra.

Referências

  1. YouTube
  2. Twitter
  3. Reclame Aqui (1, 2 e 3)

Compartilhe

Leia também

Atentado contra Trump aponta riscos de uma moderação enfraquecida nas ‘big techs’

Atentado contra Trump aponta riscos de uma moderação enfraquecida nas ‘big techs’

falsoServiço Secreto não desautorizou disparo em autor de atentado contra Trump

Serviço Secreto não desautorizou disparo em autor de atentado contra Trump

não é bem assimReforma tributária não taxou em 25% todas as operações de compra e venda de imóveis

Reforma tributária não taxou em 25% todas as operações de compra e venda de imóveis