Posts usam foto de manifestação de 2016 para mentir que ato de Bolsonaro reuniu 2 milhões de pessoas

Por Luiz Fernando Menezes

27 de fevereiro de 2024, 13h09

Uma foto de um ato realizado em março de 2016 na avenida Paulista, em São Paulo, pelo impeachment da então presidente Dilma Rousseff (PT), tem circulado nas redes como se tivesse sido registrada no último domingo (25), data do ato organizado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). A imagem descontextualizada tem sido usada para inflar o público da manifestação bolsonarista e afirmar, de maneira enganosa, que o ato reuniu cerca de 2 milhões de pessoas.

A foto com o falso contexto acumulava mais de 1.000 compartilhamentos no X (ex-Twitter) e centenas de compartilhamentos no Facebook nesta terça-feira (27).

Leia mais
WHATSAPP Inscreva-se no nosso canal e receba as nossas checagens e reportagens

Selo falso

Eu pensava em 500 mil pessoas… Mas… O número real foi 2 milhões de pessoas na Avenida Paulista. Choquei!

Foto de avenida paulista lotada circula como se tivesse sido registrada no último domingo

Publicações têm compartilhado uma foto de uma manifestação de 2016 para sugerir que o ato convocado por Bolsonaro no último domingo (25), na avenida Paulista, teria reunido 2 milhões de pessoas. A imagem que tem circulado nas redes foi feita em 2016 e mesmo a estimativa mais alta, feita pelo governo de São Paulo, não chega nem à metade do número citado.

Por meio de busca reversa, Aos Fatos identificou que a foto em questão pode ser encontrada nas redes desde 13 de março de 2016 (veja abaixo). Naquela época, manifestantes saíram às ruas de diferentes cidades do país para pedir o impeachment de Dilma Rousseff.

Resultado da busca na ferramenta TinEye mostra que mesma foto aparece em sites desde março de 2016
Fora Dilma. Foto que tem sido compartilhada recentemente está disponível nas redes desde março de 2016 (Reprodução/TinEye)

Leia mais
BIPE Discrepância entre estimativas de público em ato de Bolsonaro na Paulista gera desinformação nas redes

No protesto de 2016, a avenida Paulista reuniu cerca de 1,4 milhão de pessoas, segundo estimativa da Polícia Militar. Já no último domingo, durante a manifestação bolsonarista, a corporação estimou a presença de 750 mil pessoas.

Após a divulgação do número pela polícia, no último domingo (25), o governo de Tarcísio de Freitas (Republicanos) — que compareceu ao ato — não informou a metodologia utilizada. O Monitor do Debate Político no Meio Digital da USP publicou um relatório com método e erro percentual transparentes, que utiliza fotos aéreas e software especializado, segundo o qual a manifestação recebeu cerca de 180 mil pessoas.

Referências:

1. g1 (1 e 2)
2. X (@DerriteSP)
3. Monitor do Debate Político no Meio Digital

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.