🕐 ESTA REPORTAGEM FOI PUBLICADA EM Agosto de 2023. INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE TEXTO PODEM ESTAR DESATUALIZADAS OU TEREM MUDADO.

Mensagens de WhatsApp falsas mentem sobre Faustão ter furado a fila de transplante

Por Milena Mangabeira

30 de agosto de 2023, 15h34

É falsa a troca de mensagens em que supostos médicos alegam que um paciente de 73 anos deveria “furar a fila” do transplante de coração devido a ordens superiores, ao contrário do que fazem crer posts que circulam nas redes. A conversa é uma montagem com personagens fictícios publicada primeiro no TikTok, em um perfil que elabora falsos diálogos inspirados em assuntos do noticiário. Neste caso, a cirurgia a que se submeteu o apresentador Fausto Silva no domingo (27) foi usada para criar a falsa conversa.

Publicações com o conteúdo enganoso acumulavam mais de 1.000 compartilhamentos no Facebook nesta quarta-feira (30). A peça fora de contexto também circula no TikTok, no Instagram e no WhatsApp, plataforma em que não é possível estimar o alcance (fale com a Fátima).


Selo falso

Vazou conversa entre médicos sobre o transplante de coração no dia 27. Claro que houve privilégio!

Print de publicação que forja uma conversa entre médicos sobre um transplante de coração em que um paciente idoso e rico teria “furado a fila” da cirurgia, o que é falso.

Uma falsa troca de mensagens entre dois supostos médicos tem circulado nas redes com alegações mentirosas para dar a entender que o apresentador Fausto Silva furou a fila de espera para o recebimento de um transplante de coração por ordens superiores.

O falso diálogo foi publicado originalmente no TikTok, por um perfil chamado “Histórias do Whats”, que inventa trocas de mensagens sobre diversos contextos. Na legenda da publicação, o perfil deixa explícito que a conversa é montada e os personagens são fictícios.

Ainda que a descrição da postagem tente isentar o perfil de responsabilidades, a peça foi criada no contexto da cirurgia de transplante de coração realizada pelo apresentador Fausto Silva no último domingo (27), em São Paulo. Não há indícios de que o apresentador tenha desrespeitado a ordem do SNT (Sistema Nacional de Transplantes).

Outras postagens levantam suspeitas sobre os motivos que levaram Fausto Silva a ocupar o segundo lugar na fila de transplante do SUS (Sistema Único de Saúde). A lista de espera funciona a partir de uma série de critérios, entre eles, a gravidade do caso, tipo sanguíneo e porte físico, por exemplo. Ao corresponder aos critérios e compatibilidade, Faustão se tornou apto a receber o órgão.

Mesmo que o apresentador esteja internado em um hospital particular, o SUS não discrimina se o paciente a ser transplantado está na rede pública ou privada. Em nota, o Ministério da Saúde explica que o que determina a prioridade do transplante é a fila, que é única para todo o território nacional, e seus critérios.

Esta peça também foi desmentida pelo Boatos.org.

Referências:

1. TikTok
2. G1 (1, 2)
3. O Globo
4. Terra
5. Ministério da Saúde

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.