🕐 ESTA REPORTAGEM FOI PUBLICADA EM Março de 2023. INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE TEXTO PODEM ESTAR DESATUALIZADAS OU TEREM MUDADO.

É falso que vídeo mostra transferência de Fernandinho Beira-Mar para presídio no RJ

Por Marco Faustino

22 de março de 2023, 18h44

Não é verdade que um vídeo que circula nas redes mostra a transferência do traficante Fernandinho Beira-Mar, líder do Comando Vermelho, para um presídio no Rio de Janeiro. Contatada pelo Aos Fatos, a Senappen (Secretaria Nacional de Políticas Penais) desmentiu a alegação. Preso na Penitenciária Federal de Campo Grande desde 2019, Beira-Mar não poderia ser transferido para o Rio de Janeiro, já que o estado não possui unidades prisionais federais.

Publicações com a atribuição enganosa acumulavam centenas de compartilhamentos no Facebook nesta quarta-feira (22). O conteúdo também tem sido disseminado em grupos no Telegram e no WhatsApp, plataforma em que não é possível estimar o alcance (fale com a Fátima).


Selo falso

Fernandinho Beira-Mar sendo transferido para o Rio de Janeiro

Homem que usa um uniforme azul em vídeo difundido nas redes sociais não é o traficante Fernandinho Beira-Mar

O homem que aparece sendo escoltado por um policial federal em vídeo não é o traficante Fernandinho Beira-Mar, como tentam fazer crer publicações nas redes. Em nota ao Aos Fatos, a Senappen afirmou que as imagens não mostram Beira-Mar, mas não informou a identidade do detento ou o local e a data da filmagem por questões de segurança. Posts têm usado a gravação para sugerir que Beira-Mar, líder da facção criminosa Comando Vermelho, teria sido transferido para um presídio no Rio de Janeiro, o que também não é verdade.

O registro original foi publicado por um perfil não oficial da Polícia Penal Federal no TikTok em 16 de março, sem informação sobre a identidade do indivíduo e o motivo de sua transferência para o SPF (Sistema Penitenciário Federal). Ao serem enviados para presídios federais, os detentos podem ficar custodiados nas unidades de Catanduvas (PR), Campo Grande, Mossoró (RN), Porto Velho e Brasília. Diferentemente do que fazem crer os posts desinformativos, não há presídio federal no Rio de Janeiro.

Preso em 2001, Fernandinho Beira-Mar foi enviado para a Penitenciária Federal de Campo Grande em 2019, depois de passar pelos presídios federais de Catanduvas e Mossoró. Ele cumpre pena de mais de 300 anos de prisão.

Leia mais
BIPE Bolsonaristas usam visita de Dino a favela e ação da PF contra PCC para ligar Lula ao crime

Flávio Dino. Os posts desinformativos têm usado o vídeo com o contexto enganoso para sugerir que o ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino (PSB), teria acertado a transferência de Beira-Mar com membros do crime organizado. Posts que tentam emplacar essa versão enganosa circulam nas redes desde a semana passada, quando o ministro visitou o Complexo da Maré para participar do lançamento de um boletim de dados de segurança. Desde então, imagens da ida de Dino à favela têm sido usadas por bolsonaristas para criar uma teoria conspiratória que liga o governo ao crime organizado.

Referências:

1. Tik Tok
2. Governo Federal
3. O Globo
4. Globoplay
5. Flickr
6. Aos Fatos

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.