É falso que vídeo mostra líder do MST chamando apoiadores do PT de ‘burros e trouxas’

Compartilhe

Não é o líder do MST, João Pedro Stédile, o homem que chama apoiadores do PT de “burros e trouxas” em vídeo que circula nas redes. Quem aparece no registro compartilhado pelas peças de desinformação é o empresário Valdecir Hanauer, que perdeu a eleição para deputado federal pelo PRTB em 2022 e se declara apoiador do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Procurado pelo Aos Fatos, Hanauer afirmou que se trata de um vídeo satírico.

As publicações descontextualizadas acumulavam centenas de compartilhamentos no Facebook e 2.000 curtidas no Instagram nesta terça-feira (26). As peças circulam também no WhatsApp, plataforma na qual não é possível estimar o alcance dos conteúdos (fale com a Fátima).

Leia mais
WHATSAPP Inscreva-se no nosso canal e receba as nossas checagens e reportagens

João Pedro Stedile [líder do MST] bêbado falando [que petistas são burros e trouxas]

Homem que chama petistas de burros e trouxas em vídeo compartilhado nas redes não é o líder do MST, João Pedro Stedile; registro foi gravado pelo empresário Valdecir Hanauer

Um vídeo em que o empresário Valdecir Hanauer chama os apoiadores do PT de “burros”, “incapacitados” e “trouxas” tem sido compartilhado nas redes como se mostrasse o líder do MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra), João Pedro Stédile. Filiado atualmente ao Democracia Cristã, Hanauer se candidatou a deputado federal do Mato Grosso do Sul pelo PRTB em 2022, mas não foi eleito.

@valdecirhanauer

♬ som original - Valdecir Hanauer

O vídeo original foi publicado em 16 de março no perfil do empresário no TikTok. Nele, Hanauer se apresenta como um “petista ladrão” e corrupto. “Como você é burro, como você é trouxa, você paga imposto e vota em mim. Eu sou do PT e agora estou arrumando um jeito de te roubar”, diz ele em um trecho da gravação.

Por telefone, Hanauer afirmou ao Aos Fatos que a gravação é uma sátira. Nas redes sociais, ele se declara patriota e apoiador do ex-presidente Jair Bolsonaro

Leia mais
Nas Redes Vídeo mostra porcos sendo incinerados vivos na China, não ação do MST em Mato Grosso

Compartilhe

Leia também

falsoVini Jr. não foi ignorado pela transmissão da NBA

Vini Jr. não foi ignorado pela transmissão da NBA

falsoVídeo mostra reunião de Lula com famosos, não com Fernandinho Beira-Mar

Vídeo mostra reunião de Lula com famosos, não com Fernandinho Beira-Mar

falsoÉ falso que filha de Fátima Bernardes foi flagrada beijando Túlio Gadêlha

É falso que filha de Fátima Bernardes foi flagrada beijando Túlio Gadêlha