Não é o líder do MST, João Pedro Stédile, o homem que chama apoiadores do PT de “burros e trouxas” em vídeo que circula nas redes. Quem aparece no registro compartilhado pelas peças de desinformação é o empresário Valdecir Hanauer, que perdeu a eleição para deputado federal pelo PRTB em 2022 e se declara apoiador do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Procurado pelo Aos Fatos, Hanauer afirmou que se trata de um vídeo satírico.
As publicações descontextualizadas acumulavam centenas de compartilhamentos no Facebook e 2.000 curtidas no Instagram nesta terça-feira (26). As peças circulam também no WhatsApp, plataforma na qual não é possível estimar o alcance dos conteúdos (fale com a Fátima).
João Pedro Stedile [líder do MST] bêbado falando [que petistas são burros e trouxas]
Um vídeo em que o empresário Valdecir Hanauer chama os apoiadores do PT de “burros”, “incapacitados” e “trouxas” tem sido compartilhado nas redes como se mostrasse o líder do MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra), João Pedro Stédile. Filiado atualmente ao Democracia Cristã, Hanauer se candidatou a deputado federal do Mato Grosso do Sul pelo PRTB em 2022, mas não foi eleito.
@valdecirhanauer ♬ som original - Valdecir Hanauer
O vídeo original foi publicado em 16 de março no perfil do empresário no TikTok. Nele, Hanauer se apresenta como um “petista ladrão” e corrupto. “Como você é burro, como você é trouxa, você paga imposto e vota em mim. Eu sou do PT e agora estou arrumando um jeito de te roubar”, diz ele em um trecho da gravação.
Por telefone, Hanauer afirmou ao Aos Fatos que a gravação é uma sátira. Nas redes sociais, ele se declara patriota e apoiador do ex-presidente Jair Bolsonaro