É falso que vídeo mostra israelenses descartando caixas de leite doadas à Faixa de Gaza

Compartilhe

Não é verdade que um vídeo mostra israelenses descartando caixas de leite doadas aos palestinos da Faixa de Gaza. As peças de desinformação que fazem essa alegação enganosa usam registros de um protesto realizado em outubro deste ano por produtores de vinho franceses contra a importação da bebida produzida na Espanha.

As publicações enganosas têm sido compartilhadas em diversas línguas nas redes. No Brasil, a desinformação acumulava ao menos 2.000 curtidas no Instagram e milhares de visualizações no TikTok até a tarde desta quinta-feira (23).


Selo falso

Israelenses destruindo LEITE doado aos Palestinos de GAZA.

Vídeo de produtores de vinho destruindo caixas da bebida circula fora de contexto

Publicações nas redes têm compartilhado cenas de um protesto realizado por produtores de vinho na França em outubro deste ano como se fossem um registro de israelenses descartando uma doação de leite que teria sido enviada à Faixa de Gaza.

Por meio de busca reversa, Aos Fatos identificou que o vídeo usado nos posts desinformativos foi publicado por sites locais franceses em matérias sobre a manifestação. Imagens do protesto também foram divulgadas pelas imprensas britânica e brasileira.

Trecho de vídeo foi publicado pelo site Vitisphere com legenda ‘Uma retrospectiva do bloqueio e quebra de vinhos por parte dos viticultores do Sul’
Protesto. Vídeo que tem sido compartilhado nas redes foi publicado por veículos franceses em outubro deste ano (Reprodução/Vitisphere)

As imagens foram gravadas na fronteira da França com a Espanha e mostram o momento em que viticultores franceses interceptaram cargas de vinho vindas do país vizinho. Os produtores alegaram que os preços baixos da bebida espanhola agravavam a crise que atinge o setor na França, que sofre com perda de safra por conta das condições climáticas.

Compartilhe

Leia também

falsoFoi gerada por IA cena que mostra passagem de tornado por cidade do Paraná

Foi gerada por IA cena que mostra passagem de tornado por cidade do Paraná

falsoGravação que registra navio da COP30 em chamas foi gerada por inteligência artificial

Gravação que registra navio da COP30 em chamas foi gerada por inteligência artificial

Vídeos gerados com Sora 2 desinformam e somam mais de 40 milhões de visualizações no TikTok

Vídeos gerados com Sora 2 desinformam e somam mais de 40 milhões de visualizações no TikTok

fátima
Fátima