É falso que vídeo mostra invasão feita pelo MST durante o governo Lula

Compartilhe

Um vídeo que mostra a mobilização de produtores rurais em uma fazenda em Roraima não tem relação com uma invasão do MST nem foi gravado durante o governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), como fazem crer publicações nas redes. A filmagem, na realidade, retrata atos violentos promovidos pela LCP (Liga dos Camponeses Pobres) em 2021, durante o governo do então presidente Jair Bolsonaro (PL). O MST negou envolvimento com a LCP e o episódio de violência.

Publicações com o conteúdo enganoso acumulavam 32 mil visualizações no Kwai e no TikTok nesta segunda-feira (29). As peças de desinformação circulam também no WhatsApp, plataforma na qual não é possível estimar o alcance dos conteúdos (fale com a Fátima).


Selo falso

[Vídeo mostra] os fazendeiros se unindo contra o Lula terrorista e o MST

Posts difundem vídeo que mostra invasão da LCP a uma fazenda de Roraima em 2021, como se fosse ação do MST durante o governo Lula, o que é falso

Não é atual nem tem relação com o governo Lula e o MST uma filmagem que mostra a chegada de caminhonetes de fazendeiros para reforçar a segurança da fazenda Nossa Senhora Aparecida, em Chupinguaia (RO), após a depredação de alojamentos da propriedade realizada por camponeses armados. O registro, na realidade, retrata a ação de fazendeiros contra atos violentos organizados pela LCP, movimento social que não tem vínculo com o MST, em 2021, durante a gestão Bolsonaro.

Na época, membros da LCP, que ocupavam parte da fazenda desde 2020, incendiaram o curral da propriedade e o retiro dos funcionários, que tiveram que deixar o local às pressas. A ação violenta gerou protestos de fazendeiros, comerciantes, pecuaristas e agricultores de Chupinguaia.

Em nota, a PM de Rondônia informou que no acampamento montado pela LCP dentro da fazenda foram encontrados materiais explosivos (fogos de artifício) já utilizados, e pedaços de faixas da liga camponesa. O MST negou à Reuters ter vínculo com a LCP e com o ocorrido.

Histórico. Integrantes da LCP invadiram a fazenda Nossa Senhora Aparecida em agosto de 2020. Meses depois, em janeiro de 2021, houve confronto entre membros da liga, que lançaram coquetéis molotov e fogos de artifício em direção a policiais, na sequência de uma denúncia de que os invasores haviam avançado para a área produtiva da propriedade rural. Após uma série de negociações e tentativas frustradas de reintegração de posse, os integrantes da LCP deixaram a fazenda em maio daquele ano.

Leia mais
Nas Redes É falso que vídeo mostra plantação de maconha do MST na Bahia
Nas Redes É falso que estudo da UFSM comprovou que arroz orgânico do MST possui agrotóxicos
Nas Redes Vídeo mostra peça teatral, não encenação do MST para incriminar polícia
Leia mais
WHATSAPP Inscreva-se no nosso canal e receba as nossas checagens e reportagens

Compartilhe

Leia também

falsoÉ falso que gastos de Janja somam R$ 63 milhões em dois anos

É falso que gastos de Janja somam R$ 63 milhões em dois anos

Exaltação à raiva masculina ressoa de subculturas ao mainstream na internet

Exaltação à raiva masculina ressoa de subculturas ao mainstream na internet

falsoImagem de Bolsonaro visitando Lula no hospital foi gerada por IA

Imagem de Bolsonaro visitando Lula no hospital foi gerada por IA