É falso que vídeo mostra chuva de granizo em Santa Catarina

Por Marco Faustino

25 de janeiro de 2024, 18h30

Não é atual e nem mostra uma chuva de granizo ocorrida recentemente em Santa Catarina um vídeo que tem viralizado nas redes. As imagens, na verdade, foram gravadas em Roldán, na Argentina, em fevereiro de 2022.

Publicações com o conteúdo enganoso acumulavam 40 mil visualizações no TikTok e centenas de compartilhamentos no Facebook até a tarde desta quinta-feira (25).


Selo falso

Granizo Gigante em SC. Vídeo mostra chuva de gelo impressionante e intriga a web

Vídeo gravado na Argentina em 2022 que mostra pedras de gelo caindo sobre piscina e gramado circula com legenda enganosa que afirma que fenômeno ocorreu em Santa Catarina

Publicações nas redes enganam ao compartilhar como se fosse recente e mostrasse um fenômeno ocorrido no Brasil um vídeo que mostra pedras de gelo atingindo uma piscina e um gramado. Por meio de busca reversa, o Aos Fatos identificou que o registro foi feito na cidade de Roldán, na Argentina, em 27 de fevereiro de 2022.

Leia mais
Nas Redes É falso que governos de EUA e Canadá emitiram alerta sobre frio extremo no Brasil

Na ocasião, a tempestade causou danos a construções, veículos e à sinalização de vias públicas, que também ficaram alagadas. Outras cidades argentinas também foram atingidas pelas fortes chuvas, causadas pelo avanço de uma frente fria que se chocou com uma massa de ar quente estacionada sobre o país vizinho.

É fato, no entanto, que cidades catarinenses sofreram recentemente com os estragos causados por chuvas de granizo. Na última quarta-feira (24), o fenômeno climático deixou vias intransitáveis e causou prejuízo em lavouras nas cidades de São Bernardino e Ouro Verde, na região oeste do estado. O Aos Fatos não localizou registros que mostrassem pedras de gelo semelhantes às vistas durante as tempestades na Argentina em 2022.

Leia mais
WHATSAPP Inscreva-se no nosso canal e receba as nossas checagens e reportagens

Referências:

1. Facebook
2. Funes Hoy
3. La Capital
4. Metsul
5. NDMais

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.