🕐 ESTA REPORTAGEM FOI PUBLICADA EM Novembro de 2023. INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE TEXTO PODEM ESTAR DESATUALIZADAS OU TEREM MUDADO.

Vídeo de 2015 circula como se mostrasse ato recente na Paulista contra morte de réu do 8 de Janeiro

Por Luiz Fernando Menezes

27 de novembro de 2023, 12h58

É antigo o vídeo que mostra milhares de manifestantes de verde e amarelo protestando na avenida Paulista, em São Paulo. A gravação, que tem circulado nas redes como se mostrasse o ato realizado no último domingo (26) contra a morte de um dos presos pela invasão golpista de 8 de Janeiro, foi registrada em março de 2015, quando pessoas foram às ruas para pedir o impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff (PT).

O vídeo acompanhado do falso contexto acumulava mais de 170 mil visualizações no TikTok e 3.000 curtidas no Instagram até a tarde desta segunda-feira (27).


Selo falso

Patriotas fazendo história. 26/11/23. Brasil acima de tudo, Deus acima de todos.

Vídeo de 2015 circula no Instagram com legenda ‘Gigante acordou!’ e contexto que indica que registro é de 26 de novembro de 2023

Um vídeo que mostra uma manifestação contra a ex-presidente Dilma Rousseff na avenida Paulista em março de 2015 tem sido compartilhado nas redes fora de contexto para inflar a adesão a um protesto realizado por bolsonaristas em São Paulo no último domingo (26).

Aos Fatos identificou o vídeo original (veja abaixo) por meio de busca reversa, mas indícios presentes nas imagens atestam que se trata de um registro antigo: é possível ver, por exemplo, que a ciclofaixa, finalizada em junho de 2015, ainda estava sendo construída.

Manifestantes se reuniram na Paulista na tarde do último domingo (26) em protesto contra a morte de Cleriston Pereira da Cunha, preso por participar dos atos golpistas de 8 de janeiro. O evento, que contou com a presença de deputados como Marcel Van Hattem (Novo-RS), Carla Zambelli (PL-SP) e Gustavo Gayer (PL-GO), reuniu cerca de 13 mil pessoas, de acordo com estimativas da USP (Universidade de São Paulo).

Referências:

1. Youtube (Avant Drones)
2. G1 (1 e 2)
3. O Globo (1 e 2)

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.