🕐 ESTA REPORTAGEM FOI PUBLICADA EM Fevereiro de 2023. INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE TEXTO PODEM ESTAR DESATUALIZADAS OU TEREM MUDADO.

É falso tuíte em que Janones manda queimar casas de bolsonaristas

Por Luiz Fernando Menezes

9 de fevereiro de 2023, 13h34

Não é verdade que o deputado federal André Janones (Avante-MG) publicou no Twitter uma mensagem que incentivava apoiadores a incendiar casas de bolsonaristas enquanto eles estiverem protestando contra o governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O tuíte mostrado nas publicações desinformativas é uma montagem: não há registro do post no perfil de Janones e nem em ferramentas que salvam conteúdos deletados por políticos.

A peça de desinformação circulou inicialmente em novembro de 2022, mas voltou a viralizar na última semana. Ela acumula mais de 16 mil compartilhamentos no Facebook e dezenas de milhares de visualizações no Kwai até esta quinta-feira (9).


Selo falso

Janones manda queimar casas dos bolsonaristas

Vídeo mostra tweet falso de Janones para sugerir que o parlamentar teria mandando incendiar casas de bolsonaristas

Um vídeo viral nas redes exibe um tuíte falso atribuído ao deputado André Janones para sugerir que ele teria instado apoiadores a atear fogo em casas de bolsonaristas. Além de a publicação não constar no perfil de Janones no Twitter, nenhum texto do tipo foi arquivado pelo monitoramento do Aos Fatos ou pelo projeto 7c0. Ambas as ferramentas salvam tuítes apagados.

Print mostra tweet falso de Janones com o texto ‘todo bolsonarista deve morrer queimado no fogo’
Montagem. Autor de vídeo exibiu tweet falso acima na tela de seu celular como se fosse uma publicação real (Reprodução)

O tuíte com conteúdo mais próximo ao que aparece nas peças foi publicado pelo parlamentar em julho de 2022. Na ocasião, Janones tuitou que os bolsonaristas “querem guerra”, enquanto o povo quer “comida na mesa e dignidade para viver em paz”. O deputado nunca publicou nenhum post com as expressões “deve morrer” ou “fogo no park”, que aparecem na montagem.

Essa peça de desinformação circulou inicialmente nas redes sociais em novembro de 2022, logo após a vitória de Lula. Na época, ela foi desmentida pelo UOL Confere e pelo Boatos.org.

Referências:

1. Projeto 7c0
2. Twitter (@AndreJanonesAdv)

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.