🕐 ESTA REPORTAGEM FOI PUBLICADA EM Fevereiro de 2023. INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE TEXTO PODEM ESTAR DESATUALIZADAS OU TEREM MUDADO.

Vídeo de trator destruindo motos foi feito em Nova York e não tem relação com Lula

Por Luiz Fernando Menezes

15 de fevereiro de 2023, 15h01

É falso que um vídeo em que dezenas de motocicletas são esmagadas por um trator tenha relação com o governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Posts nas redes incluem a legenda “faz o L” sobre uma gravação feita em Nova York, em junho de 2022, quando a polícia destruiu cerca de 90 veículos em situação irregular que haviam sido apreendidos.

O vídeo descontextualizado acumula mais de 1,5 milhão de visualizações no TikTok e 1.500 compartilhamentos no Facebook até a tarde desta quarta-feira (15).


Selo falso

Vídeo de motos sendo esmagadas nos EUA circula para acusar governo Lula de destruir motos apreendidas

Um vídeo que mostra dezenas de motos sendo esmagadas por um trator tem circulado nas redes com a legenda “faz o L” para sugerir que a ação aconteceu por decisão do governo Lula. A gravação original, no entanto, foi publicada pela agência de notícias Reuters em junho de 2022 e mostra a destruição de veículos em situação irregular que foram apreendidos pela polícia de Nova York.

O homem que aparece de terno no início do vídeo é Eric Adams, prefeito de Nova York, que disse na época que as motos e os quadriciclos apreendidos e destruídos pela polícia eram “barulhentos, intimidadores e perigosos”. Sua gestão, em 2021, apreendeu cerca de 900 veículos ilegais.

Essa é a segunda peça de desinformação desmentida pelo Aos Fatos que trata de uma suposta ação do governo Lula contra motociclistas. No início do mês, circulou nas redes um vídeo mentiroso que dizia que o petista teria aumentado o preço do IPVA e que isso teria gerado protestos de motoristas em Manaus. A manifestação, na verdade, pedia pela regulamentação do serviço de transporte de passageiros por aplicativos em veículos de duas rodas, atualmente proibido na cidade.

Referências:

1. Reuters
2. UOL
3. New York Post
4. Aos Fatos

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.